Será que o ambiente profissional precisa ser sempre um local de rigor e sem nenhum tipo de descontração? Como levar um pouco mais de leveza à rotina de trabalho?
É fundamental entender como o bom humor atua de forma positiva nas organizações para saber usá-lo a favor da produtividade. As empresas que têm uma cultura cheia de humor tendem a ter colaboradores menos estressados e, quanto menos estresse, menos pessoas doentes.
O bom humor pode ser um catalisador para a criatividade quando a equipe de trabalho se encontra “batendo cabeça” para solucionar um problema. Um ambiente divertido estimula todos a pensarem fora da caixa e trazer ideias inovadoras. Melhoram também as relações entre os colaboradores, pois pessoas que ríem são mais acessíveis, proporcionando aos líderes uma comunicação mais aberta e confiável.
No entanto, essa dose de humor deve vir acompanha de bom senso. A descontração é bem-vinda, desde que oportuna e pautada no respeito. Um ambiente onde as piadas acabam tendo um fundo de preconceito ou intolerância nada tem a acrescentar de positivo ao nosso cotidiano.
Conduzido corretamente, o humor é ótimo para as equipes que, tendo um ambiente de trabalho mais descontraído, sentem-se mais apaixonadas pelo trabalho e contam com maior motivação para superar obstáculos.
Você também pode gostar desses artigos
16/10/2013
Eu era infeliz e não sabia
06/01/2014
Ano novo, trabalho novo. Será?


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.