Toda empresa, mesmo que de forma inconsciente, possui uma cultura e crenças difundidas entre os seus colaboradores. Elas refletem a identidade da sua marca e posicionam o negócio diante do mercado. São conhecidos também como valores organizacionais.

Porém, nem sempre esses elementos são descritos e difundidos, o que pode gerar incoerência na ação de alguns departamentos e colaboradores. Por isso estabelecer valores claros que guiem o comportamento dos colaboradores e direcionam as ações para os objetivos estratégicos do negócio é essencial para o sucesso da empresa como um todo.

Quer saber mais sobre isso? Leia este artigo e entenda exatamente o que são valores organizacionais e os benefícios de estabelecê-los, além de descobrir algumas dicas para identificar a propagar os valores da sua empresa.

O que são valores organizacionais?

Em síntese, os valores são uma forma de expressar a identidade da sua empresa, tanto para os colaboradores quanto para o mercado como um todo. Eles são um conjunto de diretrizes que demonstram as atitudes, resultados e comportamentos esperados e defendidos pela empresa.

Eles são criados após o estabelecimento da missão e visão do negócio, juntamente a um estudo da cultura e dos objetivos organizacionais de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, eles são uma série de frases (geralmente entre 5 e 7) que resumem a posição da empresa em relação à sociedade e comportamento esperado por parte dos membros do negócio.

Quais os benefícios de estabelecer valores organizacionais?

Definir os valores da empresa é extremamente importante e traz uma série de benefícios. Em primeiro lugar, eles deixam claras as diretrizes do negócio, o que ele defende e quais são os principais aspectos da cultura organizacional.

Com isso, você é capaz de criar uma identidade própria para a sua marca, mantendo a coerência nas ações do negócio, dos membros e, inclusive, dos produtos e serviços oferecidos.

Além disso, estabelecer valores organizacionais ajuda na melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade do time, visto que os colaboradores se identificam com os valores e passam a agir de acordo com eles. Desse modo, acabam sendo mais coerentes nas ações e resultados gerados, o que impacta o clima organizacional e a produtividade da equipe.

Por fim, a definição dos valores organizacionais também auxilia na captação de talentos para a empresa. Eles permitem que os profissionais disponíveis no mercado também se identifiquem com essas diretrizes e passem a buscar fazer parte da sua empresa.

Como estabelecer os valores organizacionais do negócio?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios dos valores organizacionais bem estabelecidos no seu negócio, descubra algumas dicas para criá-los.

Faça um diagnóstico de cultura

Conheça mais sobre a sua empresa e busque entender como é a cultura propagada na organização atualmente. Dessa forma, você é capaz de julgar o que reflete ou não os valores que quer passar e planejar as mudanças necessárias.

Colha feedback da equipe

A sua equipe é uma poderosa fonte de informação sobre os valores da empresa. Portanto, reúna feedbacks sobre quais são os valores que deveriam ser estabelecidos no negócio.

Crie uma missão e visão

Antes de criar os valores organizacionais da sua empresa, é importante que você tenha clareza em relação ao propósito da organização e onde você quer estar daqui a alguns anos. Isso é dado pela missão e visão do negócio, que servem de embasamento para estabelecer os valores.

Defina os objetivos da sua empresa

É essencial definir os principais objetivos e metas para o negócio a curto, médio e longo prazo. Eles devem estar alinhadas ao seu planejamento estratégico e também servirão de diretrizes para o estabelecimento dos valores organizacionais.

Determinar valores organizacionais garante uma equipe alinhada e gera coerência nas ações da empresa. Portanto, invista agora mesmo nesse processo e divulgue os valores para todo o time, de forma a garantir a identificação e interiorização desses elementos na equipe.

O que achou de nossas dicas? Continue conosco e aproveite para descobrir como garantir o bem-estar dos seus funcionários.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Guia Completo Metodologia DISC