Quem efetivamente gera os resultados que levam o seu negócio ao sucesso? O que cria um diferencial competitivo para a sua empresa? Se você pensou nos seus colaboradores, saiba que são exatamente eles os responsáveis por tudo isso, sendo extremamente valiosos para qualquer organização. Antes de continuarmos, fica a pergunta: como anda a valorização do funcionário na sua empresa?

Para responder esta pergunta, é importante que você saiba como valorizar os seus colaboradores, de forma a reconhecer resultados e mostrar a importância de cada um para o negócio. Se você não sabe como fazer isso, está na hora de descobrir.

Leia este artigo e entenda 4 exemplos de formas de valorização do funcionário nas empresas.

1. Invista na capacitação do time

Uma das formas de valorização do funcionário é por meio do oferecimento de capacitação e treinamentos. Afinal, quando você investe no colaborador, mostra que ele é importante para a empresa, fazendo com que ele se sinta valorizado e reconhecido.

As formas de investir em capacitação são diversas. Você pode, por exemplo, oferecer cursos e treinamentos em competências técnicas e comportamentais que auxiliem no trabalho dentro da empresa.

Porém vá além e pense também nas áreas de interesse do funcionário, oferecendo capacitações a serem escolhidas livremente pelos colaboradores. Por fim, auxílios para bancar cursos de graduação e pós-graduação também são ótimas formas de investir e reconhecer o time da sua empresa.

2. Conheça os interesses e desejos dos colaboradores

Outra forma de valorizar os colaboradores da sua empresa é entender quais são os interesses e desejos de cada um deles. Afinal, só assim é possível oferecer incentivos realmente alinhados às necessidades do time, potencializando seus resultados.

Portanto converse com a equipe e colete feedback sobre o quão valorizados eles se sentem na atualidade. Entenda o que cada um gostaria de receber para se sentir valorizado na empresa e crie uma estratégia capaz de atender aos desejos e necessidades da maior parte do grupo.

3. Mostre a importância de cada um

Sua empresa tem objetivos estratégicos, visão e um sonho grande, não é mesmo. Portanto que tal mostrar a contribuição de cada colaborador nesse aspecto?

Mostre como o trabalho de cada um dos funcionários influencia nos resultados gerais da empresa e ressalte a importância do trabalho de cada um. Essa é uma outra forma de valorizar a sua equipe e engajá-los em suas atividades.

4. Crie um plano de carreira

Por fim, a possibilidade de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa é uma outra forma de valorização do time. Para isso, você pode criar um plano de carreira alinhado ao plano de sucessão.

Converse com cada colaborador e entenda quais são os objetivos de carreira de cada um deles. A partir disso, crie um planejamento com ações a curto, médio e longo prazo, de forma a traçar uma rota para que todos atinjam esses objetivos alinhados aos interesses e expectativas da organização.

Investir na valorização do funcionário dentro da sua empresa é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, colaboradores reconhecidos se sentem mais satisfeitos com o seu trabalho e com a organização como um todo, apresentando maior produtividade e qualidade nos resultados gerados. Isso impacta positivamente o negócio, aumentando a sua competitividade perante o mercado.

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Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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