Guia Completo Metodologia DISC

O desempenho dos colaboradores é essencial para o andamento e o crescimento do negócio. Contudo, para alcançar bons resultados, é preciso identificar o momento certo para realizar o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Isso pode ocorrer em casos de atualização ou reciclagem, como estratégia para melhoria de clima, com a chegada de novos funcionários, entre outras situações. Entretanto, é fundamental analisar o desempenho e as necessidades da equipe para planejar treinamentos adequados e ter um bom retorno com a ação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja quais fatores podem indicar o melhor momento para o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Desempenho da equipe

Avaliar o desempenho da equipe em relação à produtividade, qualificação, alcance de metas, situações comportamentais, entre outros aspectos, será essencial para entender qual o momento certo para aplicar o T&D na empresa.

Gestores e líderes também têm papel importante nesse processo, já que acompanham os times de perto e podem indicar a aplicação de cursos de reciclagem, treinamentos específicos etc.

Outra atitude é investir na gestão de comportamento para identificar situações que podem ser aprimoradas, contribuindo com a performance dos colaboradores. Nesse caso, utilizar ferramentas especializadas será uma boa solução.

Dessa forma, você poderá acompanhar os perfis dos profissionais, as características dos cargos e as lacunas com mais clareza.

Clima organizacional

Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, geralmente, estão relacionadas com o aprendizado, mas elas ainda contribuem com o clima organizacional, uma vez que influenciam na motivação da equipe.

Se após realizar uma pesquisa de clima organizacional, você identificar que ela precisa de melhorias, o T&D poderá fazer parte do plano de medidas para alcançar esse objetivo.

Entretanto, avalie os problemas apontados na pesquisa para aplicar treinamentos adequados, que podem envolver desenvolvimento da liderança, coaching, ações para integração, entre outras.

Contratação de funcionários

A estratégia também será útil na contratação de novos colaboradores. Como eles ainda não estão habituados ao funcionamento, à cultura e aos valores da empresa, essa pode ser uma boa solução para integrar esses profissionais e diminuir o tempo de adaptação.

O treinamento pode abordar as histórias e os valores da companhia, os objetivos organizacionais, os departamentos, a estrutura, as normas de convivência, entre outros aspectos relevantes para a rotina empresarial.

Mudanças

Geralmente, situações de mudanças precisam de ações de treinamento para que isso não afete o desempenho dos colaboradores. Se houver uma alteração na tecnologia ou nos softwares da empresa, por exemplo, é importante planejar ações para atualizar o conhecimento e as habilidades sobre o assunto.

Mudanças significativas nos processos internos também podem ser acompanhadas de ações de treinamento e desenvolvimento, pois isso evita a desmotivação do time e que a situação atrapalhe a produtividade dele.

O investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas costuma trazer bons resultados para a empresa. Contudo, é essencial que a estratégia seja planejada com atenção, avaliando o momento certo e as necessidades da equipe.

Nesse sentido, contar com soluções tecnológicas pode auxiliar na gestão do capital humano e resultar em treinamentos mais efetivos.

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