Há quem o conheça por ser o pai do detector de mentiras, há quem o conheça por ser o criador da Mulher-Maravilha (bem eclético, não é?), mas sua contribuição para a humanidade vai muito além disso.

William Marston

Marston fez parte do nosso mundo de maio de 1893 a maio de 1947 e ao longo desses mais de 50 anos deixou um legado para o mundo inteiro. Nasceu nos Estados Unidos e era inventor, escritor de quadrinhos e psicólogo – foi nada menos que PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard.

Curioso por natureza, estudou o comportamento dos indivíduos normais (e digo normais porque até então costumavam estudar somente aqueles com alguma patologia ou desvio comportamental) e descobriu que o perfil comportamental de cada pessoa é formado pela combinação de quatro fatores: Dominância (D), Influência (I), eStabilidade (S) e Conformidade (C).

De forma bem resumida, esses fatores se caracterizam por:

D – Gostar de lidar com desafios e agir com dinamismo na tomada de decisão
I – Possuir facilidade para se comunicar, integrar e motivar os demais
S – Ter uma ótima capacidade de escuta, atuar com empatia e buscar segurança
C – Buscar precisão e embasamento, analisar e pesquisar com foco na qualidade

O estudo de Marston foi publicado em um livro chamado Emotions of Normal People (As Emoções das Pessoas Normais) e passou a ser aprofundado por muitos e muitos estudiosos mundo afora.

Para você ter uma ideia, a teoria que teve início em 1928 tornou-se uma das metodologias mais utilizadas por empresas de todo o planeta – o DISC – utilizado na gestão de pessoas para mapear o perfil de seus colaboradores, possibilitando colocar as pessoas certas nos lugares certos e melhorar a integração e o desenvolvimento delas. Também pode ser usada por aqueles que estão em busca de autoconhecimento. É tão poderosa que sua utilização só cresce (que tal descobrir o seu perfil comportamental?).

Assim, depois de anos e anos de sua morte, Marston continua contribuindo para milhões de pessoas e organizações. Merece até o título de Homem-Maravilha.

Quer saber mais sobre o DISC? Veja aqui.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis