Entre a correria do dia a dia nas empresas uma atividade tem ganhado grande destaque por promover uma série de benefícios aos colaboradores: a ginástica laboral no trabalho.

Ela consiste em exercícios que são realizados no próprio ambiente corporativo no horário do expediente e com o objetivo principal de evitar lesões nos profissionais.

Só para se ter uma ideia, as lesões mais comuns no ambiente de trabalho são as por esforço repetitivo e até mesmo doenças ocupacionais.

Com a ginástica laboral no trabalho problemas como esses podem ser evitados e amenizados e ainda melhoram potencialmente a saúde dos colaboradores. Por isso, vale a pena investir nesse tipo de atividade.

Mas os benefícios não param por aí. Gostaria de saber mais sobre a importância dessa prática? Então confira abaixo alguns dos principais impactos na saúde dos profissionais.

Ginástica laboral reduz a fadiga

Poder parar por alguns minutos o expediente de trabalho é, sem dúvidas, algo que ajuda bastante a renovar as energias, limpar a mente e reduzir a fadiga.

Os exercícios da ginástica laboral são desenvolvidos justamente pensando nessas melhoras para o colaborador.

E tudo graças a movimentos que possibilitam a circulação do sangue e relaxamento dos músculos.

Melhora o condicionamento físico

Outra vantagem da ginástica laboral no trabalho é a melhora do condicionamento físico dos profissionais.

Hoje em dia, por exemplo, é muito comum que as pessoas passem horas e horas sentados em frente ao computador e quase não se levantarem para pequenas caminhas ou coisas do tipo. Com o tempo, o condicionamento físico acaba ficando em segundo plano.

O que se nota é que os colaboradores passam a se sentir mais cansados e menos dispostos para executar suas tarefas. E, mais uma vez, a ginástica laboral contribui bastante para que esse cenário mude.

Aumenta a produtividade

Com mais energia e disposição para trabalhar o aumento da produtividade é uma questão de tempo. E como fazer para que isso sempre esteja em alta?

Apostando na ginástica laboral ao menos duas vezes por semana e por um período de 20 minutos. O bacana é que esses exercícios podem ser feitos em conjunto, ao lado da mesa do colaborador e de forma divertida.

Possibilita a interação

Que tal deixar o ambiente de trabalho ainda mais interessante, saudável e com interatividade entre os profissionais? A ginástica laboral possibilita isso também!

Afinal, como muitos exercícios são feitos em dupla, os colaboradores podem se conhecer melhor, criar um bom relacionamento na empresa em que atuam e se sentirem mais satisfeitos.

Como você pôde notar, a ginástica laboral no trabalho tende a ser uma ótima iniciativa para desenvolver junto aos seus colaboradores.

Lembre-se de que ações como essas sempre são bem-vindas para melhorar a saúde de todos e, ao mesmo tempo, ainda são capazes de ajudar no engajamento dos profissionais.

Com o passar do tempo, você verá que esse momento será de pura descontração e com a leveza ideal para quebrar situações de pressão.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite a visita ao blog e saiba mais sobre ecologia humana.

Form CTA

Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor