Guia Completo Metodologia DISC

A gestão por competência é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no setor de RH. Mas, afinal, você sabe exatamente o que ela significa? Entende como ela pode melhorar os resultados da sua empresa? E como implementá-la na sua organização?

A resposta para estas e outras perguntas você encontrará neste artigo. Então, continue lendo e confira tudo o que precisa sobre o assunto!

O que é a gestão por competência

Você já ouviu falar no Cubo de Competências, uma evolução do método CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), não é mesmo? Composto pelo conjunto de Conhecimentos, Comportamentos e Habilidades, o Cubo apresenta as competências técnicas e comportamentais que um colaborador possui e precisa desenvolver.

Com base nele, os gestores podem administrar o seu time se baseando naquilo que cada membro tem a oferecer, assim como no que é exigido para a realização de cada atividade. Essa é gestão por competência.

Para tanto, é preciso avaliar cada colaborador e planejar formas de desenvolver esses conhecimentos, habilidades e atitudes de acordo com a demanda dos cargos, acompanhando a sua evolução dentro do time.

Como ela melhora os resultados da empresa

Essa forma de gestão vem ganhando espaço exatamente por se mostrar muito eficiente na hora de melhorar os resultados da empresa. Vejamos, então, alguns dos motivos por trás disso.

Diminui a rotatividade

A gestão por competência é capaz de diminuir a rotatividade e aumentar a retenção de talentos na empresa. Isso porque ela valoriza as potencialidades de cada colaborador, que se sente cada vez mais satisfeito e motivado para realizar suas atividades.

Assim, a probabilidade de esse talento deixar o time é bem menor, reduzindo o índice de turnover da empresa como um todo.

Favorece o aumento da produtividade

Quando você mantém uma gestão, há um óbvio aumento na produtividade do time. Afinal, a empresa passa a ter maior consciência sobre quais são os conhecimentos, as habilidades e os comportamentos desejados para cada um dos cargos.

Dessa forma, é possível realocar o time de forma eficiente de acordo com as características de cada um, capacitando os colaboradores para o desenvolvimento daquilo que for necessário para realizar essas atividades. Em outras palavras, toda a equipe produz mais e melhor.

Potencializa os talentos do time

Todo colaborador entra na empresa com uma série de competências bem desenvolvidas, assim como algumas outras que demandam mais investimentos. Nesse sentido, ao identificar tais características, você também pode focar em ações que potencializem o que cada membro da equipe tem de melhor.

Reduz custos organizacionais

Ainda, vale dizer: quando você aumenta a produtividade, potencializa os talentos e reduz índices de turnover, a diminuição de gastos organizacionais é uma consequência direta.

Você passa a ter menos gastos com outras contratações, uma vez que a equipe se mantém estável. Além disso, há um aumento nos lucros, já que os colaboradores produzem mais em menos tempo.

Como fazer uma gestão por competências eficiente

Agora que você já sabe a importância dessa estratégia de gestão, é importante entender alguns elementos que garantem a qualidade do processo. Confira a seguir.

Mapeie as competências do time

Comece mapeando as principais competências de cada um dos colaboradores. Com isso, você descobre quais são as potencialidades do time e as suas lacunas de conhecimento.

Entenda as competências organizacionais

Entenda também quais são as competências necessárias para cada um dos cargos e atividades da empresa. Dessa forma, é possível planejar estratégias voltadas para a realidade específica da sua empesa.

Capacite a equipe

Invista em capacitações e treinamentos para desenvolver competências. E é importante lembrar: elas podem ser tanto técnicas quanto comportamentais, de acordo com o seu diagnóstico anterior.

Acompanhe resultados

Ainda, nunca se esqueça de acompanhar de perto os resultados da gestão por meio de bons indicadores. Quanto a isso, considere usar plataformas e softwares na coleta e análise desses dados sobre a equipe e a empresa como um todo.

Enfim, a gestão por competências vem ganhando espaço exatamente por gerar ótimos resultados, como podemos ver. Então, agora que você já entende melhor esse assunto, estude a possibilidade de implementá-la na empresa e potencialize os resultados do seu negócio.

E, se gostou deste post, aproveite para descobrir também como identificar gaps de competência.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: