Pesquisa recente de uma grande consultoria de RH, envolvendo 250 executivos brasileiros, apontou que apenas 18% acreditam trabalhar em uma equipe de alto desempenho.
O resultado é extremamente preocupante porque ressalta o vácuo existente na construção e gestão de equipes com Atitudes de Alta Performance, além da importância do uso de ferramentas de gestão adequadas.
Por isso, a gestão comportamental surge como um grande aliado para reverter este cenário. Assim como um time de futebol precisa equilibrar seu elenco com goleiros, zagueiros, laterais, volantes, meias e atacantes, uma empresa precisa saber com clareza e precisão quem pode exercer as funções de líderes, gestores, coordenadores, administradores, técnicos, assistentes, auxiliares e suporte.
Na ETALENT, trabalhamos com o conceito de Mapa de Talentos, que permite uma visualização rápida e objetiva dos talentos que integram o seu time. Para construir o Mapa de Talentos da sua equipe, vamos destacar 3 pontos essenciais que vão ajudar você neste processo. Vamos a eles:
DICA 1
As características comportamentais são os verdadeiros alavancadores das atitudes de alta performance. Ao se conhecer melhor, seu colaborador pode ser alocado em funções que têm mais a ver com a sua natureza e gostar ainda mais do que faz, tendendo a estudar e praticar mais. Por isso invista tempo e recursos no mapeamento do perfil comportamental de seus colaboradores.
DICA 2
Após mapear e descobrir os verdadeiros talentos de sua equipe, você terá a possibilidade de dividi-los pelos 36 talentos definidos pela ETALENT (ver imagem abaixo). Estes talentos representam, dentro da perspectiva comportamental, as competências e motivações das pessoas. Eles foram construídos a partir de combinações dos fatores DISC.
DICA 3
Com este rico material em mãos, você terá a possibilidade de avaliar e gerenciar melhor sua equipe. Além disso, ele permite:
- A construção de estratégias para atração de novos profissionais,
- O remanejamento de funções,
- A correlação dos Talentos com o planejamento estratégico da empresa,
- A identificação dos pontos fortes e as lacunas existentes em seu time e muito mais.
Ao utilizar o Mapa de Talentos, os processos de gestão passam a contar com uma poderosa ferramenta para diagnóstico do grau de identificação dos times às necessidades e estratégias da organização. Caso precise de ajuda para implementar esta solução em sua empresa, peça orientação a um de nossos Consultores.
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.
estou encantada e aprendendo muito com esse material da Etalent. aprendendo como profissional e como pessoa.