As empresas são formadas por pessoas que compartilham suas competências pessoais e profissionais para formar uma equipe com atitudes de alta performance. Isto é o capital humano.

O somatório do capital humano com a estrutura da organização faz a diferença na rentabilidade dos negócios, pois todos devem estar envolvidos e comprometidos em atender as necessidades dos clientes.

Ter pessoas com conhecimentos, comportamentos e habilidades faz as empresas entregarem produtos ou serviços de qualidade para o sucesso de todos. Afinal, ter um negócio bem-sucedido realiza os sonhos dos seus colaboradores, que por sua vez trabalham mais satisfeitos.

Cada pessoa tem seus valores e são únicas, logo, conquistar esta vantagem competitiva deve ser a estratégia mais importante. Saiba como encontrar este diferencial no artigo abaixo.

Entenda os motivos de as pessoas serem fundamentais

O capital humano não é composto somente pelas pessoas e por seus conhecimentos, comportamentos e habilidades específicas, mas também pela cultura organizacional que proporciona aprendizado contínuo, sucesso e insucesso para que a empresa atinja sua maturidade. Este é um ativo intangível que participa da construção ao longo dos anos.

Não é somente o conhecimento técnico que deve ser considerado, mas também o comportamento das pessoas envolvidas e a motivação delas para fazer com que a organização produza.

Outro ponto importante é o relacionamento que a empresa cria com seus colaboradores, desenvolvendo força e confiança nesta convivência. Assim, todos trabalham com objetivos gerando vantagens competitivas.

Saiba as maneiras de valorizar o capital humano

As organizações que dão relevância a esta estratégia de mercado apresentam características parecidas na valorização do seu ativo humano.

Invista em inovação

Inovar é uma atitude importante nas empresas que têm os seus colaboradores como diferencial, estar sempre à frente do mercado antecipando tendências. Investir em novos processos com tecnologia deixa os funcionários mais livres para pensarem estrategicamente. Os softwares beneficiam toda a equipe.

Cálculo de horas, sistema de ponto on-line e folha de pagamento otimizados garantem confiabilidade nas informações e auxiliam na manutenção da gestão do capital humano.

Reconheça o trabalho do colaborador

As pessoas devem ser vistas como investimento, e não como gastos, o que geralmente acontece dentro de empresas que não estão preparadas para ter competitividade dentro do mercado. O conhecimento que cada funcionário tem é um bem inestimável que será transferido para seu trabalho e para a equipe.

Quando um colaborador deixa uma empresa, ela não só perdeu a pessoa, como o conhecimento e a experiência dela, por isso valorizar e reconhecer que cada ser é único em seu negócio é um caminho permanente.

Utilize uma comunicação clara e eficiente

A comunicação é a base de qualquer relacionamento, independente de qualquer que seja. Desta forma, é necessário promover uma comunicação clara e eficiente com todos os públicos de seu negócio. Mantenha canais que permitam feedback em tempo real nas redes sociais, e-mails, plataformas de mensagens etc. Esteja aberto para receber elogios, críticas e reclamações.

Compartilhe com sua equipe os resultados positivos e negativos, seja transparente. Esta atitude tornará a comunicação eficiente e o capital humano participará de todas as fases de crescimento da empresa.

Realize a gestão do conhecimento

Ao utilizar a gestão do conhecimento você terá maior retorno de produtividade e rentabilidade. Aproveitará todo conhecimento disponível dentro de sua empresa de forma que ele seja bem aplicado pela sua equipe. Por este motivo, é relevante manter os recursos humanos qualificados.

Quanto maior for o conhecimento gerado, mais estará à frente dos concorrentes.

Comece a capacitar os funcionários

Para manter a equipe motivada é imprescindível investir na capacitação dela, até mesmo para garantir a retenção dos talentos. Promova treinamentos internos e externos de qualidade, podendo ser presencial ou online.

Invista em universidades corporativas e parcerias para a ampliação do know-how dos profissionais que fazem parte de sua empresa. O incentivo educacional é valorizado pelos funcionários.

Por trás do sucesso de uma organização existem pessoas com ideias, resolvendo problemas e criando oportunidades. Elas fazem a diferença nos negócios, por isso é chamado de capital humano.

Busque saber mais sobre a importância de se investir na equipe para que tenha competitividade no mercado.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor