Guia Completo Metodologia DISC

As empresas são formadas por pessoas que compartilham suas competências pessoais e profissionais para formar uma equipe com atitudes de alta performance. Isto é o capital humano.

O somatório do capital humano com a estrutura da organização faz a diferença na rentabilidade dos negócios, pois todos devem estar envolvidos e comprometidos em atender as necessidades dos clientes.

Ter pessoas com conhecimentos, comportamentos e habilidades faz as empresas entregarem produtos ou serviços de qualidade para o sucesso de todos. Afinal, ter um negócio bem-sucedido realiza os sonhos dos seus colaboradores, que por sua vez trabalham mais satisfeitos.

Cada pessoa tem seus valores e são únicas, logo, conquistar esta vantagem competitiva deve ser a estratégia mais importante. Saiba como encontrar este diferencial no artigo abaixo.

Entenda os motivos de as pessoas serem fundamentais

O capital humano não é composto somente pelas pessoas e por seus conhecimentos, comportamentos e habilidades específicas, mas também pela cultura organizacional que proporciona aprendizado contínuo, sucesso e insucesso para que a empresa atinja sua maturidade. Este é um ativo intangível que participa da construção ao longo dos anos.

Não é somente o conhecimento técnico que deve ser considerado, mas também o comportamento das pessoas envolvidas e a motivação delas para fazer com que a organização produza.

Outro ponto importante é o relacionamento que a empresa cria com seus colaboradores, desenvolvendo força e confiança nesta convivência. Assim, todos trabalham com objetivos gerando vantagens competitivas.

Saiba as maneiras de valorizar o capital humano

As organizações que dão relevância a esta estratégia de mercado apresentam características parecidas na valorização do seu ativo humano.

Invista em inovação

Inovar é uma atitude importante nas empresas que têm os seus colaboradores como diferencial, estar sempre à frente do mercado antecipando tendências. Investir em novos processos com tecnologia deixa os funcionários mais livres para pensarem estrategicamente. Os softwares beneficiam toda a equipe.

Cálculo de horas, sistema de ponto on-line e folha de pagamento otimizados garantem confiabilidade nas informações e auxiliam na manutenção da gestão do capital humano.

Reconheça o trabalho do colaborador

As pessoas devem ser vistas como investimento, e não como gastos, o que geralmente acontece dentro de empresas que não estão preparadas para ter competitividade dentro do mercado. O conhecimento que cada funcionário tem é um bem inestimável que será transferido para seu trabalho e para a equipe.

Quando um colaborador deixa uma empresa, ela não só perdeu a pessoa, como o conhecimento e a experiência dela, por isso valorizar e reconhecer que cada ser é único em seu negócio é um caminho permanente.

Utilize uma comunicação clara e eficiente

A comunicação é a base de qualquer relacionamento, independente de qualquer que seja. Desta forma, é necessário promover uma comunicação clara e eficiente com todos os públicos de seu negócio. Mantenha canais que permitam feedback em tempo real nas redes sociais, e-mails, plataformas de mensagens etc. Esteja aberto para receber elogios, críticas e reclamações.

Compartilhe com sua equipe os resultados positivos e negativos, seja transparente. Esta atitude tornará a comunicação eficiente e o capital humano participará de todas as fases de crescimento da empresa.

Realize a gestão do conhecimento

Ao utilizar a gestão do conhecimento você terá maior retorno de produtividade e rentabilidade. Aproveitará todo conhecimento disponível dentro de sua empresa de forma que ele seja bem aplicado pela sua equipe. Por este motivo, é relevante manter os recursos humanos qualificados.

Quanto maior for o conhecimento gerado, mais estará à frente dos concorrentes.

Comece a capacitar os funcionários

Para manter a equipe motivada é imprescindível investir na capacitação dela, até mesmo para garantir a retenção dos talentos. Promova treinamentos internos e externos de qualidade, podendo ser presencial ou online.

Invista em universidades corporativas e parcerias para a ampliação do know-how dos profissionais que fazem parte de sua empresa. O incentivo educacional é valorizado pelos funcionários.

Por trás do sucesso de uma organização existem pessoas com ideias, resolvendo problemas e criando oportunidades. Elas fazem a diferença nos negócios, por isso é chamado de capital humano.

Busque saber mais sobre a importância de se investir na equipe para que tenha competitividade no mercado.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: