Guia Completo Metodologia DISC

Trabalhar o aumento de produtividade dos colaboradores é essencial para potencializar os resultados da sua empresa. Mas você sabe como o RH pode se tornar o maior aliado desse processo?

O setor de RH é o responsável pela avaliação de desempenho e desenvolvimento de competências nas equipes. Além disso, é a área que cuida da motivação, engajamento e clima organizacional. Tudo isso influencia diretamente a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, quantidade e qualidade dos resultados gerados.

Quer saber como o RH pode atuar no aumento de produtividade dos colaboradores? Então continue a leitura e descubra algumas dicas.

Mapeie as competências técnicas e comportamentais

Uma das estratégias mais importantes para aumentar a produtividade da equipe é entender quais as principais competências e habilidades dos colaboradores. Isso, porque, com esse entendimento, o setor de RH pode desenvolver novas estratégias mais alinhadas às necessidades e interesses específicos da equipe que faz parte do seu negócio.

Portanto, aplique instrumentos de mapeamento de competências na equipe, tanto técnicas quanto comportamentais. A partir desses resultados, você poderá descobrir quais são os gargalos de desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa, por exemplo.

Aumento de produtividade: capacite o time

Quanto mais capacitados para a realização das atividades diárias, maior a produtividade dos colaboradores. Afinal, quando o profissional possui todas as competências necessárias para realizar o que é delegado a ele, é possível gerar mais e melhores resultados para a empresa.

Portanto, a partir dos gargalos de desenvolvimento identificados no mapeamento de competências, invista em treinamentos e capacitações para a equipe. Utilize metodologias inovadoras e que engajem a equipe no processo, de forma a potencializar o aprendizado.

Cuide do clima organizacional

O clima organizacional da sua empresa tem grande influência na produtividade da equipe. Os colaboradores geram mais e melhores resultados quando se encontram em um ambiente tranquilo, livre de estímulos estressores e propício à realização das atividades delegadas.

Portanto, é essencial que o time de RH cuide do clima organizacional do negócio. Para isso, aplique pesquisas de clima para recolher feedback sobre o que há de positivo e negativo na empresa. A partir das respostas coletadas, desenvolva planos de ação para resolver os problemas e potencializar o que há de positivo.

Reconheça bons resultados

Um dos elementos que mais impactam a produtividade dos colaboradores é o nível de motivação e engajamento que eles possuem para realizar as tarefas. Portanto, para manter esses níveis elevados, é essencial investir em formas de reconhecer os bons resultados da equipe.

Entenda quais são as melhores formas de reconhecimento de acordo com o perfil do time que faz parte da empresa. A partir disso, crie estratégias eficientes de recompensa de forma que todos saibam que são valorizados quando geram bons resultados para o negócio.

O RH é fundamental para o aumento de produtividade da empresa. Porém, é importante que o setor desenvolva estratégias eficientes e direcionadas para que os colaboradores gerem cada vez mais e melhores resultados para o negócio.

Quer continuar se informando? Então leia agora mesmo o nosso próximo artigo e descubra como incentivar o autodesenvolvimento na sua equipe.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: