Nos últimos tempos, discute-se bastante sobre os impactos ambientais causados pelo mundo corporativo. As consequências decorrentes de práticas não-sustentáveis são inúmeras, como mudanças climáticas, desigualdades sociais e aumento de poluição, entre outros. Com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, em 2015, a ONU propôs aos seus países-membro 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que incluem uma agenda com 169 metas para serem atingidas até 2030.

Isso tudo nos mostra como é necessária uma boa gestão ambiental, para que seja possível minimizar os prejuízos globais que as empresas têm causado e torná-las mais humanas e sustentáveis. E é aí que surge a sigla ESG. Confira!

 

O que é ESG?

ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”, é um conjunto de boas práticas de gestão corporativa para minimizar os danos ambientais e sociais. Empresas que adotam o ESG demonstram o quanto estão cientes da sua responsabilidade com a sociedade.

Environmental (E)

Em português, ambiental. Diz respeito às ações da empresa em relação ao meio ambiente, comprometendo-se a reduzir os impactos negativos causados na natureza, como poluição, geração de resíduos, emissão de gases, desmatamento e desperdício de água, entre outros.

Social (S)

Diz respeito à maneira como a empresa lida com as pessoas, não só seus colaboradores, mas também seus clientes e a sociedade como um todo. Aqui, entram a reputação da marca, o nível de satisfação e confiança dos seus clientes, o comprometimento com temas como diversidade, inclusão etc. São práticas que a empresa deve estabelecer para conduzir relação respeitosa com os indivíduos.

Governance (G)

Em português, governança. Diz respeito a ações que promovem a transparência do negócio, tais como combate à corrupção, divulgação de resultados e manuais de conduta ética da empresa, entre outros.

Empresas que implementam o ESG mostram-se preocupadas não só com o meio ambiente, mas também com a sociedade como um todo. Além disso, tornam-se mais atrativas em um mercado ultracompetitivo.

Vale lembrar que essa prática também pode ser usada visando a aportes financeiros, uma vez que os investidores analisam também as práticas ambientais, sociais e de gestão das empresas antes de escolherem as iniciativas que irão financiar.

 

Por que investir em ESG?

Você, enquanto cliente, procura por empresas com boas práticas e que exercem ações sustentáveis, não é mesmo? Investir em ESG conquista clientes, reduz custos e diversifica matérias-primas, trazendo um compromisso social com a comunidade e com os próprios colaboradores da empresa. Além disso, empresas que praticam ESG são mais propícias a receberem apoios e financiamentos do governo e a atraírem relações com investidores.

Employer branding

Quanto aos colaboradores, as práticas de ESG estão diretamente ligadas ao employer branding. Promover o bem-estar e a satisfação do time é um dos objetivos da área de RH de uma empresa. Investir no employer branding traz uma série de benefícios para a organização, como atrair os melhores talentos, melhorar a imagem frente aos consumidores, ter colaboradores que promovam a marca e aumentar resultados, entre outros.

Employee Value Proposition

O EVP é a proposta de valor que a sua empresa cria para o colaborador. Ou seja, além de receber o salário, o membro do time deve sentir que existe um valor agregado em fazer parte da organização. Isso gerará mais motivação, qualidade de vida e bem-estar ao exercer suas atividades. Adote estratégias necessárias para promover saúde, satisfação e qualidade de vida aos colaboradores.

Atração de investimentos

Como já mencionamos, quando investidores procuram empresas para investimentos, eles buscam saber se elas são transparentes, éticas e agem em prol do ambiente e da sociedade. As práticas de governança englobam aspectos que fortalecem a empresa no mercado.

Consciência ambiental

Além de a empresa minimizar seus danos ambientais através de políticas sustentáveis, ela também é responsável por conscientizar seus colaboradores a respeito dessas práticas. Essas medidas devem envolver o colaborador e conscientizá-lo sobre o seu papel no mundo. Por exemplo: realizar uma campanha para diminuir o uso de descartáveis e o desperdício de água, incentivar a reciclagem, entre outros. Quando o assunto é o meio ambiente, pequenas ações podem ser o primeiro passo para uma enorme mudança.

 

Principais práticas de ESG

Para colocar o ESG em prática na sua organização, veja algumas dicas:

Conscientize seus colaboradores

A empresa é responsável por conscientizar seus colaboradores a realizar práticas sustentáveis. Informe-os, apresente dados estatísticos da importância de se realizar ações em benefício do meio ambiente e da sociedade. Deixe claro o papel de cada um nessas práticas e oriente-os a mudarem os hábitos em prol de uma vida mais saudável.

Mude hábitos

Não adianta incentivar o Capital Humano se a própria empresa não pratica ações sustentáveis. Mude os hábitos da sua empresa, estimule a diversidade, ofereça qualidade de vida e bem-estar aos seus colaboradores, diminua a quantidade de resíduos gerados, diversifique o uso de matérias-primas, busque por certificações ISO de segurança, selos ambientais, entre outros.

Planeje

Planeje ações que vão favorecer a prática do ESG em sua empresa. Veja o que é necessário mudar e como realizar essa mudança. Pesquise empresas que já adotam essas práticas e observe as ferramentas que elas utilizam para conseguir implementá-las.

Promova programas de incentivo

Ligado à conscientização, mudança de hábitos e planejamentos, uma boa prática para promover o ESG é oferecer programas de incentivos aos colaboradores. Realize, por exemplo, campanhas de doação de roupas, brinquedos, ofereça debates com pautas sociais etc.

Cuidado com greenwashing!

Também conhecido como “banho verde” ou “lavagem verde”, greenwashing é um termo em inglês utilizado para as ações de empresas que passam uma falsa ideia de práticas sustentáveis, que divulgam a imagem de responsabilidade socioambiental sem que elas, de fato, aconteçam. Por exemplo, uma empresa de produtos cosméticos pode vender um hidratante com a rotulagem sinalizando que é vegano e que o produto não foi testado em animais, mas, na prática, ela agride o meio ambiente e realiza testes em animais.

 

Como implementar ESG?

Agora que você já entendeu o que é, qual importância e as principais práticas do ESG, veja como implementá-lo em sua empresa:

Etapa 1 – Faça um planejamento

Antes de iniciar, é necessário que você tenha entendimento da realidade da sua empresa quanto

à maturidade das práticas de ESG. Estabeleça metas alcançáveis e prazos possíveis de serem cumpridos. Pesquise práticas de outras empresas, busque referências e defina um direcionador para alcançar os objetivos. Isso servirá como um parâmetro para as demais políticas aplicadas.

Etapa 2 – Implemente seu plano

Após o planejamento, adote as ações necessárias para implementá-lo. Liste as pessoas envolvidas nesse processo – conte com o RH para isso! – e quais processos serão realizados. Considere também os sistemas de gestão necessários, pois eles serão essenciais para auxiliar na organização e padronização dos processos. Lembre-se de utilizar uma comunicação clara e transparente com seus colaboradores.

Etapa 3 – Avalie os resultados

Verifique dados, pesquisas qualitativas e quantitativas, métricas e indicadores que mostrem de forma clara quais mudanças positivas ocorreram na organização em relação à implementação dessas práticas. Esse é o momento de ver se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente.

 

O papel do RH no ESG

A área de Recursos Humanos está diretamente ligada à estratégia, ao planejamento das empresas e à gestão das pessoas. O RH atua como responsável por administrar as relações de trabalho dentro da organização de forma estratégica, promovendo boas práticas e bem-estar aos colaboradores.

Sendo assim, é essencial que os profissionais de RH estejam preparados e atualizados em relação a conceitos como ESG para implementá-los nas empresas. Por cuidar das pessoas, o papel do RH no ESG é articular informações e planejar as mudanças junto às lideranças, além de certificar que o discurso da empresa esteja alinhado às práticas.

ESG é uma prática que se preocupa com as ações ambientais, sociais e de governança; então, para implementá-la em uma empresa, é fundamental que os funcionários também estejam envolvidos nesse propósito. Para isso, todos precisam estar motivados e engajados, e essa função deve ser liderada pelo RH.

 

Exemplos de empresas que praticam o ESG

Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Compõe um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.

A empresa objetiva eliminar 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos até 2030.

Bradesco

O Bradesco diz empregar a sustentabilidade aos pilares estratégicos e incorporá-los em sua gestão, principalmente por meio de uma governança robusta e um conjunto efetivo de políticas e normas corporativas. Em 2019, revisaram a Estratégia de Sustentabilidade considerando os principais desafios e tendências globais, a percepção dos stakeholders, os objetivos de negócios da Organização, e as principais agendas nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável – especialmente os ODSs da ONU.

Raízen

Raízen é uma empresa integrada de energia que produz e comercializa etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. Eles possuem um plano com 10 temas de ESG que consideram estratégicos. Um deles é a redução da captação de água e da pegada de carbono do etanol e açúcar.

Natura

Segundo a Money Times, a Natura investiu US$1 bilhão em notas vinculadas a metas de sustentabilidade, que incluem a redução da pegada de carbono durante as atividades de produção e o aumento da porcentagem de plástico reciclado nas embalagens.

 

Implemente o conceito ESG em sua empresa!

Que tal planejar e traçar as metas para sua organização iniciar a aplicar os conceitos de ESG? Comece com as pequenas mudanças.

Um dos benefícios da transformação digital é a possibilidade de automatizar processos burocráticos, sua vantagem vai além da praticidade no dia a dia, sentida pelos profissionais de RH. Então, sistematize e digitalize processos que antes utilizavam papéis, por exemplo.

Nós, da ETALENT, oferecemos uma plataforma completa de gestão do Capital Humano, que, além de otimizar diversos processos, gera análises socioemocionais e relatórios de perfil comportamental, disponibilizando informações cruciais para tomada de decisão sobre as pessoas. As análises do Etalent PRO podem ser usadas em processos de atração, educação, gestão, manutenção, vendas, atendimento, saúde e bem-estar, projetos estratégicos e em áreas críticas.

Oferecemos também a consultoria de Mapeamento do Clima Comportamental, que proporciona maior transparência, colaboração, alinhamento de talentos e maior potencial para lidar com os desafios do negócio.

Quer ajuda para adotar boas práticas de ESG na sua empresa?

Fale com um Consultor ETALENT!

 


Camilla Mesquita

Camilla Mesquita é Designer de Aprendizagem na ETALENT e apoia o time de Marketing. É formada em Letras, especialista em Mídias e Tecnologias Educacionais e adora usar o tempo livre pra viajar e maratonar séries.

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