O bem-estar dos funcionários é importante para atrair e reter talentos, mas seus benefícios vão muito além disso. De acordo com pesquisa, empresas que oferecem qualidade de vida são, em média, 86% mais produtivas e 70% mais rentáveis.

Para avaliar o bem-estar, o primeiro passo é fazer um diagnóstico da satisfação dos colaboradores, verificando como eles avaliam a empresa, seus líderes e o ambiente de trabalho. Assim, terá maiores chances de promover mudanças pontuais e acertadas.

Pensando no assunto, elaboramos um artigo para você entender como garantir o bem-estar dos funcionários da sua empresa. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Melhore a comunicação interna empresarial

O ato de comunicar é natural do ser humano, porém, existem alguns ruídos que podem tornar essa comunicação ineficaz e gerar uma série de prejuízos à empresa. Então, o gestor deve identificar os obstáculos existentes ao diálogo e eliminá-los.

Para tal fim, uma ótima dica é implementar novos canais de comunicação. Dos antigos murais de recados às modernas plataformas de comunicação em equipe, a melhor ferramenta pode variar de acordo com o tamanho do time e orçamento.

Incentive a prática de exercícios

A percepção de bem-estar na organização depende, em grande parte, do que se faz fora dela. Os talentos costumam praticar esportes ou outros exercícios? Se não, é provável que já iniciem o expediente com pouca energia e até desmotivados.

Você pode até achar que não, mas a empresa tem um forte papel no estímulo à prática de exercícios. Estabeleça parcerias com academias e clubes, depois repasse o desconto aos funcionários. Vale, também, fazer ginástica laboral no ambiente de trabalho.

Invista em projetos sociais

Outra medida para promover o bem-estar interno é participar de projetos sociais, seja contribuindo com instituições de caridade ou simplesmente tendo maior responsabilidade social corporativa. Os talentos passam a enxergar melhor a empresa.

Empresas conscientes geram maior grau de satisfação e lealdade em suas equipes, bem como melhoram a sociedade na qual operam. Os projetos sociais ainda fazem bem à estima dos talentos, que passam a se sentir parte de algo muito além do lucro.

Disponibilize benefícios complementares

Há uma série de benefícios realmente interessantes e que podem ser oferecidos à equipe de trabalho. Além do tradicional plano de saúde e odontológico, existem outros com custos menores e que podem afetar positivamente os colaboradores.

Ótimos exemplos são o vale-cultura, o happy hour após o expediente, o uso não obrigatório de uniformes e o horário de trabalho mais flexível. Todos ajudam a criar um clima mais leve e, por consequência, melhoram a qualidade de vida.

Como é possível observar, o bem-estar no trabalho impacta na motivação dos profissionais, no nível de produtividade diária e até no lucro da organização.

Para arquitetar um melhor ambiente de trabalho, no entanto, é preciso colocar em prática as dicas aqui destacadas e ouvir os talentos, buscando melhorar continuamente.

Gostou do nosso post e já sabe como promover o bem-estar dos funcionários, certo? Agora, aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia nosso artigo conheça os segredos para ter uma equipe mais eficiente. Vamos lá!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert