A pesquisa de clima, como o nome sugere, é realizada para o público interno da sua empresa. Seu objetivo é identificar a opinião dos funcionários quanto aos mais diversos assuntos, desde a limpeza e organização do trabalho até os principais benefícios oferecidos.
Assim, pode-se avaliar os pontos fortes e fracos da organização e criar um planejamento estratégico para reverter as respostas negativas. Além disso, é possível medir a felicidade dos funcionários e criar atividades para elevar o clima organizacional – ou seja, motivá-los a continuarem desempenhando as suas tarefas com sucesso.
Vamos aprender mais sobre a pesquisa de clima? Venha conosco!
Analise as principais vantagens de aplicar uma pesquisa de clima
Quer saber os principais motivos para que você invista em conhecer a opinião dos seus funcionários? Veja!
Aumenta a motivação dos colaboradores
Ao tabular a pesquisa de clima, você perceberá se os seus funcionários estão satisfeitos com a empresa. Em caso de índices negativos para essa questão, é possível criar ações para motivá-los – contudo, é preciso compreender em quais aspectos melhorar para elevar a motivação.
Reduz as taxas de turnover
Convenhamos, não é lucrativo perder horas ensinando um novo funcionário sobre a realidade da empresa, correto? Afinal, os negócios perdem muito tempo e dinheiro investindo em processo seletivo, recrutamento e um eventual desligamento.
Para que isso não aconteça, o colaborador precisa se sentir satisfeito no seu ambiente de trabalho, realizando atividades que gosta e contando com uma série de benefícios, reduzindo as taxas de turnover.
Verifica a necessidade de treinamentos
Outra grande vantagem de aplicar a pesquisa é conhecer a realidade do funcionário. Com isso, você percebe quais são os setores com mais problemas na rotina e identifica os funcionários que precisam de treinamento para desempenhar melhor o seu papel dentro da organização.
Veja o que considerar na hora de elaborar um questionário
Elaborar um questionário exige planejamento estratégico, pois ele precisa contemplar todos os aspectos que a empresa deve mensurar.
Lembre-se de que a pesquisa deve ser feita baseada na realidade do seu negócio. Afinal, para que ela traga resultados positivos, é preciso identificar os problemas e propor melhorias, certo?
Por isso, separamos alguns aspectos que você pode considerar na hora de elaborar um questionário. Veja:
- integração dos funcionários;
- relacionamento com superiores;
- instrumentos de trabalho;
- comunicação;
- limpeza e organização;
- salário e benefícios;
- desenvolvimento profissional;
- condições físicas de trabalho;
- trabalho em equipe;
- imagem da empresa.
Confira um passo a passo para elaborar uma pesquisa de clima
Agora que você aprendeu o que é pesquisa de clima e quais são as suas vantagens, vamos conhecer algumas dicas para elaborá-la? Confira um resumo sobre o passo a passo:
- identifique os principais problemas da empresa;
- faça o planejamento da pesquisa;
- escolha uma metodologia;
- desenvolva o questionário;
- escolha a ferramenta adequada para aplicação da pesquisa;
- faça uma reunião com os funcionários para explicar a pesquisa e tirar dúvidas;
- aplique a pesquisa;
- mensure os resultados;
- elabore uma proposta de plano de ação;
- divulgue os resultados;
- crie um relatório final.
A pesquisa de clima é importante para identificar os pontos fortes e fracos da organização e propor melhorias para os aspectos negativos. Assim, a sua empresa consegue crescer e se desenvolver no mundo corporativo.
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