Você sabe o que é turnover? Dentre os maiores vilões do RH, ele recebe bastante destaque. Também conhecido como alta rotatividade de colaboradores, é um dos fatores que consegue prejudicar a organização em todos aspectos de seu funcionamento.

Portanto, é fundamental para a saúde de qualquer empresa que haja conhecimento sobre como diminuí-lo.

A entrada e saída de funcionários é algo inevitável e faz parte das atividades de uma organização. Porém, é fundamental medir e monitorar o turnover, uma vez que um alto índice de rotatividade significa problemas estruturais nos processos administrativos.

Para ajudar você nessa tarefa, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto, assim como três estratégias para você utilizar na sua empresa. Confira!

O que é turnover e suas causas

Turnover é uma palavra em inglês que tem vários significados. Na área de Recursos Humanos, o termo diz respeito à quantidade de colaboradores que são admitidos e afastados dentro de um período específico de tempo.

Normalmente, as causas do turnover estão ligadas à gestão de pessoas, falta de infraestrutura e baixa remuneração ou condições de trabalho. Além disso, ele pode estar ligado a problemas no processo seletivo e recrutamento de novos colaboradores.

Consequências do turnover

O turnover elevado tem um potencial de prejuízo imenso para qualquer empresa, visto que pode trazer danos graves de naturezas distintas. O primeiro ponto que torna a alta rotatividade extremamente prejudicial é o gasto financeiro com admissões e desligamentos.

Além dos custos com processos seletivos e contratações, os afastamentos de colaboradores também representam gastos elevados – que só aumentam de acordo com a hierarquia do cargo desocupado.

Além disso, existem perdas muitas vezes imensuráveis com a substituição de um colaborador como, por exemplo, a de network de clientes, conhecimento técnico e sinergia com a equipe e os processos da empresa.

Índice de turnover

Para reduzir efetivamente o turnover e amenizar suas consequências, é fundamental medir e acompanhar a taxa de rotatividade de colaboradores. Esse cálculo é feito considerando a quantidade de colaboradores contratados, desligados e o total de colaboradores da empresa.

Assim, as entradas e saídas são somadas e o valor é dividido por 2. O valor resultante é dividido pelo número total de funcionários da organização e depois multiplicado por 100. Quer descobrir a taxa de turnover na sua empresa? Utilize agora mesmo a nossa calculadora gratuita de turnover.

Mas, afinal, quais pontos principais devem ser considerados para reduzir esse índice? É isso que você confere a partir de agora.

Como reduzir o índice de turnover

1. Ambiente de trabalho saudável

Um ambiente com clima favorável à colaboração e criação é fundamental para aumentar a satisfação de um colaborador na empresa.

Assim, é necessário que a gestão se preocupe em manter o local estruturalmente adequado e com recursos necessários para os funcionários executarem suas funções.

Além disso, é crucial que a cultura organizacional esteja alinhada às motivações pessoais dos colaboradores, assim como seus valores e objetivos dentro da empresa.

2. Valorização do colaborador

Apenas um funcionário que não se sente devidamente valorizado abandona voluntariamente uma empresa. Desta forma, é primordial que, além de uma remuneração adequada, a empresa tenha bons planos de carreira.

Além disso, é interessante que ela ofereça treinamentos periodicamente de qualidade e demonstre o reconhecimento aos colaboradores em forma de bônus ou benefícios.

3. Comunicação clara

Uma política de feedback é imprescindível para o desenvolvimento constante da empresa e seus integrantes. Somente a partir de um canal de comunicação claro e objetivo entre eles será possível entender e acolher os anseios dos funcionários e deixar claro o que a organização espera e pode oferecer a eles.

Ao aprofundar sobre o tema, fica claro como a alta rotatividade afeta tanto questões financeiras quanto o desempenho dos processos e dos funcionários de uma empresa. Assim, é crucial entender o que é turnover e buscar meios inteligentes e estratégicos de combater o alto índice.

Agora que você já entendeu tudo o que precisa sobre turnover, nos siga nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis