Guia Completo Metodologia DISC

A competitividade do mercado de trabalho faz com que empresas e profissionais estejam interessados na sua evolução. Qualquer decisão a ser tomada exige muito estudo e uma certa cautela, afinal, um passo em falso pode colocar o indivíduo ou todo um negócio atrás da concorrência. E conhecer qual a diferença entre coaching, mentoring e counseling pode ser fundamental nesse processo.

Essas ferramentas auxiliam a gestão de pessoas, a gestão empresarial e os profissionais para que as decisões sejam tomadas com segurança. Neste post, você vai entender melhor esses conceitos e descobrir qual o mais adequado para cada situação. Vamos lá?

Qual o conceito de coaching, mentoring e counseling?

O primeiro passo para entender a diferença entre coaching, mentoring e counseling é saber qual o conceito de cada um:

  • coaching: processo cujo principal objetivo é ajudar o cliente a encontrar o melhor caminho para atingir seus objetivos, de acordo com suas metas pessoais;
  • mentoring: semelhante a um processo de treinamento, em que uma pessoa com determinada experiência sobre uma atividade age como um mentor de alguém menos experiente;
  • counseling: se aproxima de um aconselhamento, comum nos âmbitos psicológicos e médicos. Como foca no presente e orienta para o futuro, hoje se estende para o aconselhamento de carreira e o financeiro.

Qual a diferença entre coaching, mentoring e counseling?

Os conceitos de coaching, mentoring e counseling já revelam suas diferenças. Mesmo assim, muitas pessoas acreditam que as técnicas dizem respeito a processos e objetivos semelhantes. Então, afinal de contas, qual é a diferença entre coaching, mentoring e counseling?

Uma delas é no tempo de aplicação. Quem busca por um serviço de coaching eficiente, deve ter consciência de que o processo leva algum tempo para surtir efeito, já que ele se trata da composição de estratégias para atingir a um objetivo específico. Diferente do counseling, cuja abordagem é mais rápida, já que procura resolver um problema pontual de maneira bem objetiva.

A base do mentoring está voltada ao relacionamento de duas pessoas, em que um atua como uma espécie de padrinho. Por isso, o tempo de aplicação diz respeito a situação em que o apadrinhado se encontra no momento em que o serviço é iniciado, e o ponto em que se espera chegar.

Para quem essas ferramentas são indicadas?

Agora que você já sabe o que é e quais as principais diferenças entre cada um dos termos, chegou a hora de descobrir quais as indicações para o coaching, mentoring e counseling e assim visualizar qual a melhor alternativa para solucionar os problemas da sua empresa e dos colaboradores.

Counseling

O processo de interação entre o profissional especializado e o cliente sugere que o counseling seja utilizado em processos de tomada de decisão, como a estruturação de um projeto de carreira. O foco deve ser os indivíduos e seu autoconhecimento.

Mentoring

As características do mentoring direcionam que a indicação do processo seja feita para empresas familiares ou que estão em busca de novos instrumentos para o gerenciamento de crises.

Como o mentor pode dividir com os mais jovens suas experiências profissionais, serve tanto para estimular os recém-chegados a uma empresa, como para desenvolver o foco e a motivação de equipes.

Coaching

O coaching é indicado para os momentos de reestruturação organizacional ou de carreira, em que o indivíduo precisa se preparar para assumir uma determinada função ou se adaptar a uma nova cultura.

Entender qual a diferença entre coaching, mentoring e counseling é fundamental para que as soluções adotadas pela empresa sejam realmente eficazes, permitindo que os resultados desejados sejam alcançados com excelência.

Cada situação exige uma abordagem diferenciada. Esperamos ter contribuído para que você possa escolher o processo mais adequado para a sua realidade.

A ETALENT vende uma plataforma que auxilia na contratação e gestão de equipes de acordo com o comportamento, por meio de uma metodologia própria. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: