Gestores que desejam fazer uma boa liderança de suas equipes, conquistando resultados expressivos e estabelecendo um diferencial em sua atuação, precisam saber como desenvolver a inteligência emocional. Essa capacidade de controlar as emoções traz muitas vantagens para o cotidiano de qualquer pessoa e costuma ser uma característica comum entre os profissionais de sucesso.

Segundo estudo do psicólogo e escritor Daniel Goleman, a inteligência emocional é responsável por cerca de 80% das competências que diferenciam os líderes espetaculares dos medianos.

Neste post, vamos entender como é possível desenvolver a inteligência emocional no trabalho para melhorar a carreira. Acompanhe!

Afinal, o que é inteligência emocional?

De forma simples, a inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções. É a maneira como você lida com seus medos, inseguranças e insatisfações e a habilidade de controlar esses sentimentos em prol do êxito em suas atividades.

Ainda de acordo com Goleman, a inteligência emocional é a capacidade que o indivíduo tem de identificar seus próprios sentimentos e os dos outros, motivando-se e gerindo bem suas emoções dentro de si e em seus relacionamentos.

Por que ela é importante?

Pessoas resilientes e capazes de lidar de forma inteligente com seus sentimentos e os sentimentos alheios conseguem alcançar uma melhor qualidade de vida e lidam melhor com as situações quando se pensa em relacionamento humano, o que afeta a sua relação com o ambiente de trabalho.

Nesse sentido, os gestores que estimulam o desenvolvimento do comportamento e da inteligência emocional de seus colaboradores conseguem bons resultados, como a melhora no desempenho da equipe, maior comprometimento, elevação do nível do clima organizacional e até mesmo a redução dos índices de turnover.

Como diz uma premissa muito conhecida no ambiente corporativo: os problemas comportamentais levam a mais demissões do que os erros técnicos. Por exemplo, segundo Orlando Pavani Junior, CEO da Gauss Consulting, 90% dos profissionais são demitidos por coisas que não sabiam sobre si mesmos, relacionadas a comportamento.

Como desenvolver inteligência emocional?

Segundo o Dr. Hendrie Weisinger, em seu livro “Inteligência Emocional no trabalho”, a IE pode ser desenvolvida e ampliada, ou seja, não é uma característica impossível de se adquirir. Para isso, são necessárias algumas atitudes, como:

  • desenvolver o autoconhecimento: voltar seu olhar para si mesmo, adquirindo consciência de suas forças, fraquezas, medos e crenças limitantes;
  • controlar as emoções: desenvolver o autocontrole faz você ter o domínio de suas atitudes e decisões, o que gera confiança em si mesmo e na equipe;
  • ter empatia: reconhecer emoções em outras pessoas, percebendo que cada um tem suas necessidades e desejos;
  • desenvolver a automotivação: habilidade de processar suas informações e usá-las em prol de um objetivo;
  • ter bons relacionamentos interpessoais: cultivar relações saudáveis e construtivas para todas as partes.

Como vimos, conhecer a si mesmo e assumir o controle de suas emoções é uma conquista valiosa para qualquer pessoa, pois torna sua vida mais saudável e equilibrada, o que possibilita seu crescimento pessoal e profissional.

Para o líder, quanto mais desenvolvida sua inteligência emocional, mais ele adquire confiança para otimizar suas práticas de gestão de pessoas, atuando de forma mais firme e com mais consciência para tomar decisões acertadas, como em processos de contratação, por exemplo.

Para ajudar a entender como desenvolver inteligência emocional, uma boa opção é contar com uma plataforma de gestão de comportamento, que, com bases metodológicas testadas e aprovadas, auxilia na aprendizagem de seus colaboradores, possibilitando uma melhora na gestão de sua equipe e na competitividade empresarial.

Este post foi útil para você? Está disposto a desenvolver inteligência emocional para melhorar o desempenho de sua equipe? Então deixe um comentário abaixo!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis