Como gerenciar momentos de crises no RH? Toda empresa passa por isso, ao longo da sua existência. Porém, mesmo em situações delicadas, é essencial não se deixar abalar pelos obstáculos.

Por isso, mantenha a resiliência e o foco na busca pelas melhores estratégias para solucionar os problemas que surgem na área.

Quer saber como? Então, continue lendo o nosso artigo e descubra quatro dicas de ouro!

1. Crises no RH: identifique as causas

Em primeiro lugar, é essencial que você conheça muito bem qual a origem da turbulência. Ou seja, você deve realizar um diagnóstico organizacional do setor de Recursos Humanos da empresa de forma a identificar o que gerou o problema.

Esse momento é crucial para a resolução da crise. Afinal, como afirma Sun Tzu, no famoso livro A arte da guerra:

 Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas.

Portanto, busque entender melhor o funcionamento de todas as atividades, assim como as falhas internas que geram desgaste e conflitos. Além disso, é importante entender quais são os empecilhos externos que potencializam o momento vivido no RH.

2. Observe as consequências para o setor

Após encontrar os problemas que motivam a crise, é importante que você saiba quais são os efeitos deles para a área de RH da sua empresa.

Para isso, converse com os colaboradores e identifique as suas consequências para o trabalho de cada um, assim como as dificuldades geradas para o negócio como um todo.

3. Crie um plano de ação sólido

Agora que você já entende bem o problema, é hora de criar um plano de ação sólido para resolver a tensão.

Logo, crie um cronograma de mudanças e atividades nas quais você deve investir para controlar a situação.

A partir disso, converse com a equipe e explique o planejamento e a importância da colaboração de todos para atingir os resultados desejados.

4. Mensure resultados

Para saber se o seu plano de ação funcionou, é essencial que você mensure os resultados, antes, durante e após a crise. Desse modo, crie indicadores que evidenciem de forma quantitativa qual a situação atual da empresa.

Após a implementação da estratégia de gestão, analise os resultados novamente e entenda se é necessário revisar a rota ou seguir o caminho já traçado.

“Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” — Sun Tzu, autor de A arte da guerra

Superar crises é essencial para que o setor funcione dentro de uma empresa, gerando valor para o negócio e aos profissionais. Apesar de ser um momento difícil, mantenha o foco nos resultados e pesquise de onde vem o problema, criando estratégias eficientes para solucioná-lo.

Além disso, lembre-se de que a crise no RH pode representar um momento de aprendizado, no qual o gestor tem a oportunidade de se desenvolver e evitar uma série de erros recorrentes.

Quer melhorar a gestão de RH e, com isso, evitar e solucionar crises no setor? Entre em contato com a ETALENT agora mesmo e descubra todas as soluções que temos para oferecer.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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