O Recursos Humanos é um setor de extrema importância para qualquer organização. O “coração” da empresa lida com todos os colaboradores e também é responsável por embasar com dados e análises detalhadas as decisões estratégicas e o planejamento futuro da diretoria. Assim, uma gestão de RH eficiente diferencia as companhias em um mercado tão competitivo.

Entregar valor vai muito além de organizar a folha de ponto e a escala de férias dos funcionários. O RH precisa assumir seu papel de protagonismo nas instituições.

Para isso, é preciso adotar práticas para que o gestor tenha uma atuação que eleve o patamar da área. A seguir, vamos apresentar 6 comportamentos que fazem a diferença na gestão de RH. É só continuar a leitura!

1. Investir na comunicação interna

Ter um canal aberto e transparente com os funcionários, pelo qual os gestores consigam se comunicar sem ruídos e de forma direta, transformará o modo que a organização se relaciona.

Pensar em algo além do grupo de WhatsApp ou do house organ, como uma rede social corporativa ou softwares de interação em tempo real, é promover a melhoria da empresa.

2. Integrar os colaboradores

Esta prática é complementar à primeira. Colocar os colaboradores em contato e estimular o diálogo fará com que os relacionamentos e, consequentemente, o clima organizacional melhorem.

Com uma equipe atuando de forma integrada, os processos serão aprimorados e os resultados superarão a expectativa.

3. Reconhecer o bom trabalho

É preciso saber elogiar na mesma medida em que se distribuem os “puxões de orelha”. Reconhecer o mérito do colaborador e dar o devido crédito quando ele se destacar é fundamental.

Comemorar as conquistas da equipe e, quando achar adequado, fazer um agrado, como um café da manhã na empresa ou um happy hour após o horário de serviço, é uma ótima pedida.

4. Dar feedbacks enriquecedores

Ao sentar com um funcionário para passar o feedback, o gestor dever adotar uma postura respeitosa e acrescentar algo à vida profissional dele.

Ao apontar erros, dar exemplos de como eles poderiam ser evitados, trazer sugestões para dificuldades encontradas no dia a dia e se colocar à disposição para ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

O feedback é uma oportunidade para fazer com que o colaborador cresça profissionalmente.

5. Aplicar pesquisas de clima na Gestão de RH

Não se deve ficar satisfeito apenas com a visão do gestor sobre a organização.

Aplicar periodicamente uma pesquisa de clima organizacional para dar voz aos colaboradores, para saber se a empresa está caminhando ao encontro dos objetivos traçados e se os funcionários estão felizes no ambiente de trabalho é uma prática que deve ser incorporada.

6. Manter a equipe motivada

É preciso propiciar novos conhecimentos, seja promovendo treinamentos, seja implantando um projeto de coaching, por exemplo.

O funcionário tem de se sentir progredindo e precisa saber, também, que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento profissional. Uma equipe constantemente motivada entrega resultados melhores!

Uma gestão de RH que consegue lapidar os funcionários e conquistar a satisfação da equipe é uma gestão com o poder de transformar a empresa.

Aplique as medidas necessárias para tornar o setor compatível com a missão e a visão da empresa e, também, inovador.

Aprenda com boas práticas e anote as ações que não tiveram o resultado esperado. A gestão de RH cuida de um bem intangível, que é o capital humano das empresas.

Por isso, é fundamental se manter atualizada e ter uma boa capacidade de adaptação às mudanças.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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