Guia Completo Metodologia DISC

O Recursos Humanos é um setor de extrema importância para qualquer organização. O “coração” da empresa lida com todos os colaboradores e também é responsável por embasar com dados e análises detalhadas as decisões estratégicas e o planejamento futuro da diretoria. Assim, uma gestão de RH eficiente diferencia as companhias em um mercado tão competitivo.

Entregar valor vai muito além de organizar a folha de ponto e a escala de férias dos funcionários. O RH precisa assumir seu papel de protagonismo nas instituições.

Para isso, é preciso adotar práticas para que o gestor tenha uma atuação que eleve o patamar da área. A seguir, vamos apresentar 6 comportamentos que fazem a diferença na gestão de RH. É só continuar a leitura!

1. Investir na comunicação interna

Ter um canal aberto e transparente com os funcionários, pelo qual os gestores consigam se comunicar sem ruídos e de forma direta, transformará o modo que a organização se relaciona.

Pensar em algo além do grupo de WhatsApp ou do house organ, como uma rede social corporativa ou softwares de interação em tempo real, é promover a melhoria da empresa.

2. Integrar os colaboradores

Esta prática é complementar à primeira. Colocar os colaboradores em contato e estimular o diálogo fará com que os relacionamentos e, consequentemente, o clima organizacional melhorem.

Com uma equipe atuando de forma integrada, os processos serão aprimorados e os resultados superarão a expectativa.

3. Reconhecer o bom trabalho

É preciso saber elogiar na mesma medida em que se distribuem os “puxões de orelha”. Reconhecer o mérito do colaborador e dar o devido crédito quando ele se destacar é fundamental.

Comemorar as conquistas da equipe e, quando achar adequado, fazer um agrado, como um café da manhã na empresa ou um happy hour após o horário de serviço, é uma ótima pedida.

4. Dar feedbacks enriquecedores

Ao sentar com um funcionário para passar o feedback, o gestor dever adotar uma postura respeitosa e acrescentar algo à vida profissional dele.

Ao apontar erros, dar exemplos de como eles poderiam ser evitados, trazer sugestões para dificuldades encontradas no dia a dia e se colocar à disposição para ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

O feedback é uma oportunidade para fazer com que o colaborador cresça profissionalmente.

5. Aplicar pesquisas de clima na Gestão de RH

Não se deve ficar satisfeito apenas com a visão do gestor sobre a organização.

Aplicar periodicamente uma pesquisa de clima organizacional para dar voz aos colaboradores, para saber se a empresa está caminhando ao encontro dos objetivos traçados e se os funcionários estão felizes no ambiente de trabalho é uma prática que deve ser incorporada.

6. Manter a equipe motivada

É preciso propiciar novos conhecimentos, seja promovendo treinamentos, seja implantando um projeto de coaching, por exemplo.

O funcionário tem de se sentir progredindo e precisa saber, também, que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento profissional. Uma equipe constantemente motivada entrega resultados melhores!

Uma gestão de RH que consegue lapidar os funcionários e conquistar a satisfação da equipe é uma gestão com o poder de transformar a empresa.

Aplique as medidas necessárias para tornar o setor compatível com a missão e a visão da empresa e, também, inovador.

Aprenda com boas práticas e anote as ações que não tiveram o resultado esperado. A gestão de RH cuida de um bem intangível, que é o capital humano das empresas.

Por isso, é fundamental se manter atualizada e ter uma boa capacidade de adaptação às mudanças.

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