Guia Completo Metodologia DISC

Como gerenciar momentos de crises no RH? Toda empresa passa por isso, ao longo da sua existência. Porém, mesmo em situações delicadas, é essencial não se deixar abalar pelos obstáculos.

Por isso, mantenha a resiliência e o foco na busca pelas melhores estratégias para solucionar os problemas que surgem na área.

Quer saber como? Então, continue lendo o nosso artigo e descubra quatro dicas de ouro!

1. Crises no RH: identifique as causas

Em primeiro lugar, é essencial que você conheça muito bem qual a origem da turbulência. Ou seja, você deve realizar um diagnóstico organizacional do setor de Recursos Humanos da empresa de forma a identificar o que gerou o problema.

Esse momento é crucial para a resolução da crise. Afinal, como afirma Sun Tzu, no famoso livro A arte da guerra:

 Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas.

Portanto, busque entender melhor o funcionamento de todas as atividades, assim como as falhas internas que geram desgaste e conflitos. Além disso, é importante entender quais são os empecilhos externos que potencializam o momento vivido no RH.

2. Observe as consequências para o setor

Após encontrar os problemas que motivam a crise, é importante que você saiba quais são os efeitos deles para a área de RH da sua empresa.

Para isso, converse com os colaboradores e identifique as suas consequências para o trabalho de cada um, assim como as dificuldades geradas para o negócio como um todo.

3. Crie um plano de ação sólido

Agora que você já entende bem o problema, é hora de criar um plano de ação sólido para resolver a tensão.

Logo, crie um cronograma de mudanças e atividades nas quais você deve investir para controlar a situação.

A partir disso, converse com a equipe e explique o planejamento e a importância da colaboração de todos para atingir os resultados desejados.

4. Mensure resultados

Para saber se o seu plano de ação funcionou, é essencial que você mensure os resultados, antes, durante e após a crise. Desse modo, crie indicadores que evidenciem de forma quantitativa qual a situação atual da empresa.

Após a implementação da estratégia de gestão, analise os resultados novamente e entenda se é necessário revisar a rota ou seguir o caminho já traçado.

“Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” — Sun Tzu, autor de A arte da guerra

Superar crises é essencial para que o setor funcione dentro de uma empresa, gerando valor para o negócio e aos profissionais. Apesar de ser um momento difícil, mantenha o foco nos resultados e pesquise de onde vem o problema, criando estratégias eficientes para solucioná-lo.

Além disso, lembre-se de que a crise no RH pode representar um momento de aprendizado, no qual o gestor tem a oportunidade de se desenvolver e evitar uma série de erros recorrentes.

Quer melhorar a gestão de RH e, com isso, evitar e solucionar crises no setor? Entre em contato com a ETALENT agora mesmo e descubra todas as soluções que temos para oferecer.

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