Assumir o cargo de líder é o objetivo de muitos profissionais ativos no mercado de trabalho, mas como qualquer atividade, é preciso arcar com o ônus para se ter o bônus. E os desafios da liderança podem se transformar em um grande obstáculo nessa jornada.

Saber lidar com essas dificuldades é mais uma das atribuições de um cargo tão almejado. Quem não tem jogo de cintura ou não é resiliente, pode encontrar dificuldades ao desempenhar essa função.

Felizmente, a liderança também pode ser trabalhada. Pensando nisso, este artigo traz algumas dicas para que você conheça e saiba lidar com as dificuldades. Acompanhe e saiba mais!

Quais são os principais desafios da liderança?

Os principais desafios da liderança podem ser transformados em uma extensa lista, e se você já é um líder de setor ou está preparando uma equipe para executar tal função, deve conhecê-los muito bem:

  • organizar a rotina para que todo o trabalho seja cumprido no prazo previsto;
  • motivar a equipe e manter o foco nas atividades, mesmo com todas as dificuldades presentes em uma corporação;
  • ser capaz de prever e solucionar problemas com rapidez;
  • realizar uma gestão de pessoas eficaz, com diminuição do turnover e do absenteísmo;
  • ter condições de avaliar o seu próprio trabalho, mantendo uma postura adequada, investindo no que está dando certo e corrigindo as falhas.

As empresas depositam nos líderes a confiança de que os resultados serão alcançados. Para que essas expectativas sejam atingidas, são buscadas características como honestidade, carisma, determinação, preparação, resiliência, coragem e sagacidade.

Quais são as melhores práticas para enfrentar essas dificuldades?

Como você pode imaginar, os desafios da liderança são um ponto em comum para todos os líderes, não importa o segmento de atuação ou a forma de liderar.

Felizmente, as melhores práticas para enfrentar essas dificuldades também podem ser universais. Confira três delas a seguir!

Manter uma boa equipe

Uma política de feedbacks, recompensas e benefícios oferecidos pelo cumprimento de metas mantém a equipe motivada, interessada em produzir mais e continuar fazendo parte do quadro de funcionários da empresa.

Ser maleável

Uma liderança rígida afasta os colaboradores. Estar aberto a estratégias alternativas mantém a equipe mais próxima e costuma agilizar a resolução de problemas.

Assumir a responsabilidade

Não adianta esperar por uma rotina sem erros ou problemas. Eventualmente, eles podem aparecer. O líder deve assumir uma postura responsável e serena, para que a equipe não fique desmotivada ou sinta-se culpada por um erro.

Aqui, ele deve se posicionar perante aos seus superiores, pensando sempre em como solucionar o problema e promover melhorias para evitar que o mesmo erro aconteça novamente.

Por que saber lidar com os diversos tipos de pessoas?

Todo líder é, acima de tudo, um gestor de pessoas e deve trabalhar em prol do desenvolvimento de suas habilidades. Mas, como é de se esperar, cada indivíduo é único e apresenta características diferentes.

É preciso jogo de cintura para manter esse grupo engajado em um mesmo objetivo, encarando a importância de cada atividade para o crescimento individual, em conjunto e da empresa, e não apenas como simples cobranças do dia a dia.

Afinal, para trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, é importante ter interesse e saber porque é necessário fazê-lo. Assim, os colaboradores começam a enxergar as cobranças e correções como aspectos importantes para o seu crescimento pessoal, profissional e da empresa como um todo.

Que ferramentas a empresa pode usar para enfrentar esses desafios?

Empresas preocupadas em formar líderes que saibam como driblar os desafios da liderança têm a tecnologia como aliada na hora de enfrentar essas dificuldades.

Plataformas como o Etalent Pro auxiliam no trabalho de gestão de comportamento, ajudando os líderes no gerenciamento das suas equipes de acordo com o perfil comportamental de cada colaborador.

Os desafios da liderança podem ser combatidos e transformados em um poderoso recurso para compor equipes de alta performance, basta utilizar as ferramentas certas.

Entre em contato com a ETALENT agora mesmo e permita que a gente auxilie nessa caminhada. Esperamos por você.

Form CTA

Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor