Quando vemos um atleta de rendimento atingir o seu ápice, estamos assistindo, também, muito estudo e análise aplicada para que aquele resultado fosse alcançado. Para conquistar a melhor performance, é preciso conhecer profundamente as características dos atletas.

No ambiente corporativo não é diferente. As equipes são formadas pelos colaboradores. Conhecer o seu time vai permitir desenvolver os talentos individuais e fazer com que cada um execute as tarefas com excelência. É preciso analisar não só os resultados, mas também o desempenho.

Mas fazer isso acontecer não é coisa do dia para noite, não é mesmo? Neste artigo, vamos destrinchar esse assunto e mostrar como entender os atletas de alta performance e aplicar isso na sua empresa pode ter reflexos positivos. Confira!

Delimitando as características dos atletas

Em países com uma cultura esportiva de formação, nos quais se trabalham diversas modalidades e, desde pequenos, talentos potenciais são detectados nas escolas, é comum haver uma triagem de acordo com as habilidades de cada um.

Ainda cedo, as crianças recebem um encaminhamento e são exaustivamente trabalhadas para desenvolver suas capacidades e superar seus limites. Especialistas trabalham para corrigir os pontos falhos e para que os pontos fortes atinjam sua plenitude.

Os Estados Unidos são um grande exemplo dessa cultura e, não por acaso, são os maiores vencedores dos Jogos Olímpicos, evento com a maior diversidade de modalidades e que reúne a elite mundial dos esportistas.

Conhecer as características individuais vai fazer com que os gestores esportivos extraiam o melhor das suas equipes e, consequentemente, entreguem um resultado que supere as expectativas.

Já percebeu que isso pode ser aplicado também na sua organização?

Formando um funcionário de alta performance

Estar atento aos talentos da sua empresa e saber aproveitá-los da melhor forma é uma tarefa do gestor de recursos humanos. Da mesma forma com que os atletas trabalham com planejamento a curto, médio e longo prazo, os colaboradores também têm metas para atingir.

Além de números gerais, meça também a performance do colaborador. Defina indicadores de desempenho chaves para analisar o rendimento e o desenvolvimento de cada funcionário. Mantenha sua equipe motivada e analise sistematicamente os resultados.

Com os KPIs apropriados, o gestor poderá fazer uma análise bem embasada e promover uma verdadeira transformação na empresa, aproveitando os talentos individuais nas posições corretas e levando a organização ao primeiro lugar do pódio.

Utilizando a tecnologia no recursos humanos

Todo o estudo empregado para formar um atleta de alto rendimento seria um trabalho exaustivo e que demandaria uma equipe enorme. Um grande trunfo dos esportistas de ponta são os softwares de análise de desempenho.

Com a ajuda de programas específicos, é possível medir e comparar cada movimento, segundo por segundo, o grau de intensidade e força aplicado e tantas outras variáveis, que só podem ser mensuradas com o auxílio das inovações tecnológicas.

Além dos softwares serem um fator decisivo para melhora do desempenho, esses registros também permitem a atuação preventiva em lesões, embasam tratamentos clínicos e municiam a comissão técnica na hora de montar a programação de treinamentos dos atletas.

Assim como para os esportes, para as empresas também existem plataformas inteligentes que entregam dados compilados, que permitem uma análise embasada, facilitam o trabalho do gestor e promovem o desenvolvimento de carreira do colaborador.

O universo corporativo pode ser transformado. Basta conhecer as características dos funcionários, como um técnico conhece as características dos atletas. Então escolha a ferramenta adequada e mãos à obra!

Gostou deste artigo? Deixe aqui um comentário e vamos continuar conversando sobre as semelhanças do esporte com a vida profissional e como isso pode ser aproveitado para melhorar os resultados das empresas.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis