Contratar profissionais de talento é requisito fundamental para o futuro de qualquer empresa. Seja ela uma pequena consultoria, uma startup inovadora ou até uma organização do ranking da Fortune 500: todas precisam das pessoas certas nos cargos certos.

Porém, encontrar talentos nesse vasto mercado não é tarefa fácil. Um estudo do Fórum Econômico Mundial identificou que 77% dos CEOs entrevistados expressaram preocupação com o impacto da escassez de competências no crescimento de suas organizações.

Não é à toa que a escassez de talentos figura entre as principais preocupações de líderes de negócios em todo o mundo. Enquanto a população global vem envelhecendo, a natureza do trabalho vem mudando rapidamente. Com isso, executivos-chefes encaram o desafio de encontrar as competências das quais precisam para crescer. Este é um dos motivos pelos quais a atividade de Recrutamento & Seleção não é mais restrita ao departamento de Recursos Humanos, e sim uma prioridade do negócio como um todo.

Como anda a sua marca empregadora?

Segundo o portal CareerBuilder, atualmente mais de 75% dos candidatos iniciam sua pesquisa por vagas de emprego no Google. Mais do que em qualquer época, hoje se tornou muito fácil – e rápido – descobrir informações sobre um local de trabalho: seus pontos positivos e negativos, quais vagas estão abertas e até mesmo salários.

Para dificultar ainda mais o recrutamento de talentos, pese o fato de que os profissionais mais desejados nem sempre estão à procura de um novo emprego. Mas, caso estejam, você já parou para pensar se eles considerariam trabalhar para sua organização?

Reflita por um instante e veja se, hoje, a sua empresa atrai currículos de peso. A questão é que, dependendo de como você se posiciona, pode ser que eles nem considerem a sua organização como um local para incrementar a carreira e se desenvolver profissionalmente.

Neste cenário, a marca empregadora se torna altamente relevante. E se estamos falando de marca, fica claro que os recrutadores precisam se aproximar do marketing. Ou, pelo menos, devem começar a pensar nas táticas de atração e construção de reputação utilizadas pelo marketing no momento de criar experiências atraentes e envolventes para os candidatos.

Conhecendo o Inbound Recruiting

No momento da procura por um novo emprego, candidatos apresentam comportamentos bastante semelhantes a compradores em potencial. A jornada de um profissional se inicia com o descobrimento da empresa, passa pela etapa de conhecimento e interesse, evolui para o desejo e chega a um cadastro, que em geral culmina com o envio do seu currículo na aplicação para uma vaga. Trata-se de um caminho similar ao traçado pelo consumidor que compra um determinado produto, ou pelo comprador corporativo durante o processo de decisão na busca por uma solução para a empresa.

O conceito de Inbound Marketing é utilizado para o relacionamento com potenciais compradores, consistindo na atração de interessados (leads) e na construção de um relacionamento, nutrido pelo envio periódico de e-mails com conteúdos de interesse para cada pessoa. A marca e esse contato irão construir um vínculo de confiança, até que seja feita a oferta de um produto ou serviço, para a pessoa certa e no momento adequado.

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Inbound Recruiting é a aplicação dessas variadas metodologias do marketing no Recrutamento & Seleção de talentos. Com isso, as organizações podem se conectar e se relacionar com candidatos passivos e ativos, interagir com seu banco de talentos e comunicar-se com os aspirantes à vaga em todo o processo de seleção, desenvolvendo o relacionamento.

Profissionais desejados pelo mercado estão trabalhando para outras empresas nesse exato momento. Pode até ser que você não tenha as vagas abertas para eles agora, mas esse momento poderá chegar cedo ou tarde. Nesse cenário, a adoção do Inbound Recruiting torna possível estabelecer e nutrir um relacionamento com esses candidatos qualificados, para que sejam contactados no seu devido momento.

Assim como o Inbound Marketing, o processo de Inbound Recruiting também tem início na captação de leads, por diversos canais: seja nas redes sociais, pelo site da organização, em eventos ou de outras tantas formas. O relacionamento entre empresa e profissional é pensado e modelado para proporcionar uma experiência positiva de contato com a marca. Esse contato irá envolver conteúdos que comuniquem a sua Proposição de Valor para o Empregado (ou EVP – Employee Value Proposition), disponibilizados em diferentes formatos, como e-books, artigos, webinars, vídeos e outros, sendo o e-mail o principal veículo.

Assim como no Marketing, a segmentação também é um elemento importante aqui. Seus conteúdos devem ser direcionados a contatos específicos, respeitando o momento de carreira ou área de interesse de cada grupo de leads. O objetivo é comunicar a EVP da companhia, aumentar o reconhecimento da marca empregadora e intensificar o envolvimento desses candidatos, para então convertê-los e ampliar o pool de talentos da empresa.

Outro benefício é a redução do tempo de preenchimento das vagas, redução dos custos com Recrutamento e Seleção e até mesmo redução de custos com turnover. Ao iniciar e desenvolver o relacionamento antes mesmo de contactar o profissional, torna-se mais provável que a sua empresa acerte na contratação, reduzindo a ocorrência de demissões futuras causadas por diferenças de cultura e valores.

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Candidatar-se a um novo emprego é uma decisão extremamente relevante na vida de um profissional. As novas gerações não desejam mais trabalhar em qualquer lugar. Elas querem encontrar um trabalho com o qual se identifiquem, que esteja profundamente conectado a seus valores e ideias.

Proporcionar a esses candidatos a oportunidade de conhecer melhor a sua organização, cultura e futuros colegas através de materiais específicos para esse público é uma ótima oportunidade para agregar valor aos processos de atração, recrutamento, seleção e contratação. E ainda, de quebra, pode ajudar a reduzir custos de recrutamento e turnover.

Fontes/Referências:

4 concerns that keep CEOs awake at night

What is Inbound Recruiting? – HubSpot

What is Inbound Recruiting? – Talent Lyft

Artigo publicado originalmente no blog da WAAH!


 

 

 

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Eduardo Dantas

Diretor da Consultoria WAAH! We Are All Human!. Possui experiência em marketing e vendas B2B, liderando iniciativas em posicionamento de mercado, inteligência de mercado, vendas complexas, planejamento de contas estratégicas, estruturação de processos, integração de marketing e vendas, CRM, branding, design thinking, marketing de conteúdo e geração de demanda.

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