Um enorme número de empresas têm utilizado o Nine Box para avaliar a performance dos seus profissionais. Em um eixo, o desempenho, no outro, o potencial.
Mas um problema com o qual as organizações vêm se deparando ao utilizar essa ferramenta é como definir o potencial das pessoas, algo tão subjetivo.
Uma forma de solucionar isso é utilizar avaliações comportamentais.
O que é a Matriz Nine Box?
Se você ainda não conhece a Matriz Nine Box, ela funciona assim como esse gráfico abaixo. São dois eixos, cada um dividido em três caixas:
A partir do cruzamento entre Desempenho e Potencial, cada membro da equipe é colocado em um quadrante. Essa matriz costuma ser utilizada em tomadas de decisão, bonificações, promoções, treinamentos e até demissões.
Comportamento no Nine Box
Apesar de sua ampla utilização, muitos profissionais de gestão de pessoas têm colocado em xeque sua eficácia pela dificuldade de avaliar questões como o potencial. Mas em vez de deixarem a ferramenta de lado, outros métodos vêm auxiliando e completando o Nine Box, como a avaliação comportamental.
“Muitos clientes da ETALENT incluíram o comportamento na Nine Box para torná-la menos subjetiva e mais eficaz”, afirma Jorge Matos, presidente da ETALENT.
Mas o que isso quer dizer? Cada pessoa e cada cargo têm um perfil comportamental. Quando ambos estão alinhados, a tendência é que o profissional atue com maestria e naturalmente se desenvolva.
Porém, quando um é muito diferente do outro, mesmo que o desempenho notado tenha sido bom, pode ser que essa adequação esteja gerando um alto nível de estresse para a pessoa, o que deve ser acompanhado pela empresa.
“Avaliar as pessoas é essencial, mas é preciso ter o cuidado de usar os parâmetros certos para não acabar criando análises e decisões indevidas”, complementa Matos.
Para saber mais sobre como avaliar o perfil comportamental de suas equipes, recomendamos conhecer as funcionalidades oferecidas pela Plataforma Etalent Pro.