Trabalhar com o que ama e o que faz você feliz é um dos segredos do sucesso. Afinal, só assim é possível colocar em prática o que há de melhor em si mesmo. Além disso, a situação atual do mercado pode exigir que você busque novas alternativas profissionais e obter uma mudança de carreira.

Esses são apenas alguns dos motivos que motivam transformações de vida. Mas você sabe como começar esse processo? Entende quais são os primeiros passos para garantir que ele ocorra da melhor forma possível?

Se não, está na hora de descobrir! Leia este artigo e entenda um pouco mais sobre como planejar uma mudança de carreira!

Entenda onde você quer chegar

Comece entendendo quais são os seus objetivos e onde você gostaria de estar em 2, 5 e até 10 anos. Esses serão os norteadores da sua grande mudança, auxiliando na tomada de decisão sobre os próximos passos.

Pratique o Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa na hora de realizar uma mudança de carreira. Isso porque é essencial que você saiba quais são as suas principais competências e pontos a serem desenvolvidos para dar esse novo passo.

Portanto, se conheça. Saiba quais são seus objetivos, o seu propósito e as suas principais características. Além disso, entenda mais sobre as suas experiências e quais ganhos você teve com cada uma delas.

Estude o mercado

O mercado está em constante mudança e, para realizar uma transição bem-sucedida, é essencial que você esteja alinhado às demandas e necessidades das organizações. Portanto, um dos primeiros passos desse processo é um estudo detalhado do mercado, principalmente em relação à área onde você deseja ingressar.

Teste novas possibilidades

Para realizar a mudança na carreira é essencial que você teste novas possibilidades. Então, saia da sua zona de conforto e se aventure em experiências profissionais com as quais você não está acostumado.

Você pode, por exemplo, fazer um trabalho de voluntariado na área de interesse. Também é possível começar a ingressar em uma outra trajetória de carreira realizando alguns trabalhos de freelancer ou acompanhando quem já atua no setor.

Quer mudança de carreira? Atualize-se

É essencial saber quais competências você precisa desenvolver parra que a sua mudança de carreira seja um sucesso. Para isso, você pode investir em cursos ou outras capacitações que o preparem para essa nova área.

Mas lembre-se: não são só as competências técnicas que contam nesse processo. Aproveite o momento para desenvolver também as suas soft skills e enriqueça o seu currículo.

Utilize ferramentas eficientes

Existem algumas soluções poderosas que podem se tornar grandes aliadas da sua mudança de carreira. Esse é o caso do Plataforma MyEtalent e do Workshop Personal Change.

Isso porque elas auxiliam na potencialização do autoconhecimento, assim como no seu autodesenvolvimento. Dessa forma, você é capaz de descobrir os seus talentos, pontos fortes e cargos mais adequados para o seu perfil.

A mudança na carreira pode ser um processo desafiador. Porém, com as ferramentas certas você é capaz de passar por ele com sucesso e, dessa forma, direcionar sua carreira na direção daquilo que você acredita e do que tem de melhor. Portanto, siga as nossas dicas e potencialize o seu sucesso!

Ficou animado? Aproveite para entrar em contato com a ETALENT agora mesmo e descobrir todas as soluções que temos para oferecer.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis