Guia Completo Metodologia DISC

Vamos aos fatos: para uma empresa se manter em constante crescimento, contar com equipes unidas e com colaboradores em pleno desenvolvimento é importantíssimo ter bem definido o papel do líder. Por quê?

Porque esse profissional tem muita influência no comportamento do seu time e pode trazer um grande diferencial para encarar desafios e engajar os colaboradores.

É válido ainda reforçar que quando se tem o papel do líder bem enraizado na empresa, fica evidente que a companhia se preocupa em oferecer todo suporte para seus colaboradores.

Além disso, também significa deixar um profissional experiente à frente de tomadas de decisão importantes, que podem impactar toda a equipe e a empresa em si.

Então, o que acha de entender melhor qual o papel do líder em relação ao seu time, principalmente para evitar comportamentos negativos? Confira abaixo!

Papel do líder: ele ouve e entende as reclamações

Você sabia que um dos principais motivos para um alto turnover em uma empresa é o fato de os colaboradores não se sentirem ouvidos e compreendidos?

No papel do líder isso pode ser evitado, tendo um profissional que esteja ali para ajudar em todo tipo de conflito, ainda mais quando tem a ver com reclamações – ele pode ouvir e fomentar melhorias.

É bom lembrar que se há reclamações, há algum tipo de insatisfação. Ou seja, esse desconforto pode até mesmo ser um facilitador para resultados ruins, um ambiente hostil, problemas com processos trabalhistas e ainda o aumento de faltas, de trabalhos mal feitos e entregas com prazo estourado.

Ele fica atento às práticas contrárias às políticas da empresa

Se tem algo que destoa bastante em determinadas situações de crise, é um colaborador que atua diferente do que é o apoiado pela empresa, como suas políticas internas.

No papel do líder, isso pode ser observado diariamente e detectado o quanto antes, para que haja a oportunidade de conversar e entender o que aconteceu com o profissional em questão.

Ele evita feedbacks errados aos colaboradores

Proporcionar feedbacks constantes para os profissionais de uma equipe é algo muito bom, além de ser vantajoso para o crescimento da empresa. Porém, algumas vezes isso pode acontecer de forma errada, sendo passado somente os pontos negativos e as falhas do colaborador. O resultado? Um profissional desestimulado e até mesmo mais triste em relação ao trabalho.

Quando o papel do líder é bem desempenhado, esse feedback é passado da melhor maneira possível, potencializando as mensagens que devem ser absorvidas e ajudando o profissional a encontrar de que forma pode melhorar.

Depois de conhecer alguns problemas que podem ser evitados com o papel do líder sendo bem executado, vale ainda dizer que esse profissional tem tudo para contribuir para um ambiente de trabalho positivo, trazendo bons resultados.

Não se esqueça de que essa pessoa precisa ter também uma boa comunicação, atuar com empatia e estar pronta para enfrentar qualquer desafio e não deixar a equipe sozinha em situações de pressão.

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