Os pais sempre exercerão algum tipo de influência sobre seus filhos, sendo positiva ou negativa, e isso pode afetar suas vidas.

Muitas vezes, sombras e desejos são projetados de maneira inconsciente, mas acabam prejudicando esses filhos, que se sentem forçados a acompanhar os passos dos pais e, muitas vezes, seguem por um caminho tóxico para suas vidas.

A trilha vermelha, presente no conceito de Ecologia Humana, sinaliza as problemáticas de estar ocupando um lugar que vai contra o talento do indivíduo. Quando os filhos estão nesse caminho, se sentem frustrados e culpam os pais por sua insatisfação. Isso dificulta ainda mais as relações entre pais e filhos.

Por isso, a importância de compreender o comportamento. Quando pais e filhos entendem uns aos outros, é possível conhecer os mais diversos sentimentos e, dessa forma, saber como lidar com o próximo de maneira mais empática.

As relações hierárquicas sempre remetem a uma situação de grande autoridade, sendo algo, muitas vezes, abusivo. Assim como os pais, os líderes tendem a impor suas vontades e perspectivas sobre seus colaboradores. Entretanto, todas as visões de mundo e os diversos talentos são válidos e contribuem para que as tomadas de decisão sejam mais estratégicas.

Líderes devem construir uma jornada de colaboração e inspiração, servindo como exemplo de escuta ativa, empatia e inclusão para os seus liderados.

E a ETALENT ajuda a potencializar a gestão, transformando chefes em verdadeiros líderes.

O workshop Liderança Comportamental utiliza instrumentos modernos de mapeamento e metodologias voltadas ao comportamento humano, com foco nas características dos indivíduos e times, para impulsionar os resultados da empresa.


Jorge Matos

Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e educação do comportamento. Formado em Administração e Mestre em Gestão de Negócios pelo ISCTE, foi professor da FGV e é autor dos livros Talento para a Vida e Talento Brasileiro.

Todos os posts do autor