As relações interpessoais são, basicamente, pautadas na interação entre as pessoas e equipes. Para que possam garantir um ambiente agradável, é preciso estabelecer e respeitar certas regras de conduta, além de promover ações que auxiliem a empresa a atingir esse objetivo.
Continue a leitura e entenda a importância de um bom relacionamento interpessoal no trabalho.
Relacionamento interpessoal melhora a comunicação interna
Empresas que prezam por um bom relacionamento interpessoal no trabalho percebem melhorias significativas na comunicação interna.
Seja ela verbal ou não, o diálogo é uma poderosa ferramenta para estabelecer um vínculo entre as pessoas.
Quando a empresa ouve os funcionários e permite ser ouvida por eles, cria uma atmosfera de respeito e colaboração, essencial na construção de relações saudáveis.
A atitude diminui os ruídos na comunicação, evita a famosa rádio-peão e traz segurança para que todos possam expor seus pensamentos e ideias.
Promove a integração da equipe
As relações interpessoais envolvem a troca de experiências, sensações, impressões e opiniões.
Quando estimuladas de maneira positiva no ambiente de trabalho, as equipes ficam à vontade para dar suas contribuições baseadas no conhecimento teórico e prático, individual e coletivamente.
A consequência é a criação de um clima de cooperação, que tornam os times muito mais integrados e eficientes. Quando cada um faz a sua parte, todos se beneficiam com resultados excelentes.
Reforça a ética no trabalho
A diversidade no mercado de trabalho é uma realidade cada vez mais reconhecida pelas empresas. Cada indivíduo tem uma origem e carrega a sua própria história, que merece respeito.
Além disso, as vivências particulares podem contribuir de maneira positiva para a resolução de problemas, na promoção de novas ideias e até mesmo no atendimento ao cliente.
Quando os profissionais têm um relacionamento positivo uns com os outros, entendem melhor a importância de praticar o respeito mútuo e agir com ética perante as diferenças.
Dessa forma, não só colaboram para um clima agradável no trabalho, como também tem a oportunidade de evoluir como pessoa.
Aprimora o respeito para com o outro
Um bom relacionamento interpessoal no trabalho está pautado na capacidade que os colaboradores têm de respeitar uns aos outros. E isso não se limita somente às equipes de base, mas também ao alto escalão da empresa: é preciso tratar os seres humanos com gentileza.
Vale ressaltar que conflitos devem ser evitados. No entanto, caso aconteça, precisa ser gerenciados para que preservem essa tão importante característica de civilidade e humanidade.
Quando os profissionais entendem que não devem fazer aos outros o que não gostariam que fizessem a eles, dificilmente a empresa terá problemas com relações tóxicas.
O papel do gestor de RH é fundamental para promover um bom relacionamento interpessoal no trabalho. É preciso entender que faz parte do seu trabalho investir em treinamento, desenvolvimento e dinâmicas que melhorem o convívio no ambiente corporativo.