Ao contrário do que muitos podem acreditar, RH e comunicação interna são setores diferentes. Enquanto um cuida do capital humano, o outro garante a fluidez do diálogo interno. Mas uma coisa é certa: ambos são essenciais para o sucesso da empresa.

Por essa razão, é preciso de estratégias para otimizar e prolongar o alinhamento entre esses setores. Quando as pessoas são bem cuidadas e podem se comunicar com qualidade, o clima de bem-estar e a produtividade aumentam. Agora, como fazer isso?

Sabemos bem da importância do assunto, por isso, criamos este artigo. Hoje, você vai entender como fazer alinhamento entre o RH e comunicação interna. Boa leitura!

Estabeleça objetivos comuns aos setores

Você pode começar estabelecendo um objetivo comum aos setores, assim, eles podem seguir na mesma direção e garantir a conquista de melhores resultados. Para tanto, é preciso refletir sobre as “dores” comuns e acerca de como elas podem ser superadas.

Nesse sentido, bons objetivos seriam:

  • reduzir o absenteísmo do time;
  • eliminar falhas por falta de comunicação;
  • garantir o melhor alinhamento entre líderes e liderados.

Esses objetivos devem ser claros, desafiadores e com prazo de término bem definido.

Crie um painel compartilhado de gestão à vista

Existe uma série de indicadores de desempenho que podem ser compartilhados, por exemplo: o índice de atrasos, o número de acidentes e erros ao longo do expediente (que ocorrem, em maior ou menor grau, segundo a qualidade da comunicação e da gestão de pessoas). Todos devem ser reunidos em um único quadro de gestão à vista.

Isso fará com que os setores colaborem na busca por melhores indicadores e, portanto, criará uma forte sinergia. Essa é uma ótima estratégia de alinhamento.

Invista em momentos de proximidade

Que tal unir os integrantes dos dois setores em momentos mais descontraídos e divertidos? Essa é uma boa saída para o maior alinhamento. Afinal de contas, assim, os profissionais poderão se conhecer melhor, criar vínculos e planejar o futuro.

Há uma série de atividades que podem ser feitas dentro ou fora da empresa, como o happy hour após o expediente, a criação de dinâmicas em grupo ou outras atividades esportivas ao ar livre. Assim, todos poderão se sentir mais próximos e unidos.

Realize reuniões envolvendo RH e Comunicação Interna

Por fim, faça mais reuniões nas quais o RH e comunicação interna devem comparecer. Na maioria das vezes, a reunião é destinada a um setor ou ao outro, o que causa um maior senso de divisão. Evite isso. Faça reuniões com os dois times de uma só vez.

No encontro, aproveite para discutir acerca dos indicadores, objetivos e resultados dos últimos meses, mantendo sempre a objetividade. Além disso, aproveite para elogiar e recompensar os talentos com melhor desempenho, assim, conseguirá motivar o time.

Enfim, agora, você está por dentro do tema. Lembre que, quando há união entre RH e comunicação interna, todos da empresa são beneficiados. A produtividade diária será maior, os indicadores serão mais atraentes e o negócio poderá ser crescer muito mais.

Agora, que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no LinkedIn, Facebook, YouTubeTwitter e Instagram. Vamos lá!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert