Guia Completo Metodologia DISC

A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço nos processos internos de empresas e indústrias. E, diante dessa nova realidade, o setor de RH não fica de fora.

É aí, então, que surge o conceito de RH 3.0 como uma forma de integrar tecnologia e automação de processos às atividades da área.

Essas inovações incluem tanto as atividades operacionais quanto aquelas mais estratégicas – como o processo seletivo, a avaliação de desempenho e as capacitações.

Com isso, a sua empresa ganha em qualidade de processos e agilidade, estando em sintonia com as exigências atuais do mercado.

Quer saber como implementar o RH 3.0 na sua empresa? Então continue a leitura e descubra algumas dicas!

Faça um diagnóstico da área

É fundamental entender quais os pontos críticos da área que devem ser o foco do processo.

Por esse motivo, o primeiro passo para implementar o RH 3.0 na sua empresa é entender muito bem qual o seu momento atual e quais objetivos você deseja atingir com essas mudanças.

Revise todas as atividades de RH, ferramentas tecnológicas utilizadas, tempo gasto por cada um dos membros da equipe em cada tarefa e os resultados obtidos.

Com isso, é possível identificar o que pode ser otimizado e traçar novos objetivos para a área, de forma que ela ganhe agilidade e um posicionamento estratégico dentro da empresa.

Utilize ferramentas mais modernas

Não deixe de revisar as ferramentas tecnológicas utilizadas pela empresa. Hoje em dia, existem softwares que utilizam tecnologias como Big Data, People Analytics e Inteligência Artificial para potencializar os resultados do setor de RH da sua empresa.

Por meio delas, é possível encontrar os melhores candidatos para as suas vagas, analisar o desempenhos dos colaboradores, ministrar treinamentos, entre outras atividades.

Portanto, atente-se aos processos nos quais você pode incluir esse tipo de ferramenta e faça uso daquelas que mais agregam valor ao RH da sua empresa.

Colete e analise dados

Um dos princípios do RH 3.0 é o embasamento das ações em dados concretos.

Isso significa que é necessário utilizar instrumentos eficientes para coletar informações sobre a empresa e os colaboradores e, a partir da análise desses dados, criar planos de ação de forma a solucionar os problemas e aumentar a qualidade da atuação do RH.

Portanto, colete dados dentro da empresa de forma a identificar problemas e áreas críticas de atuação.

Além disso, crie metas e indicadores e colete informações para identificar os resultados das ações implementadas. Para isso, utilize ferramentas eficientes e ágeis para coletar e analisar os dados.

Aproxime-se das outras áreas

A integração é essencial para implementar o RH 3.0 na empresa. Portanto, converse com gestores e colaboradores de todas as áreas para entender quais são suas demandas e necessidades, de forma a atuar como parceiro do desenvolvimento de cada uma delas.

Aproveite o momento para entender a melhor forma de capacitar os líderes para que, assim, eles atuem como parceiros do setor de RH da empresa nessa nova fase.

O RH 3.0 pode ser o maior aliado da sua empresa. Com ele, é possível criar um diferencial para a sua empresa e garantir a competitividade do negócio perante o mercado.

O que você está esperando para seguir essas dicas e modernizar o setor de RH da sua empresa agora mesmo?

Para ficar ainda mais atualizado quanto às novidades da área, que tal conhecer as tendências do RH do futuro? Até lá!

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