Guia Completo Metodologia DISC

O RH tem passado por uma grande transição digital. Seus processos importantes, como a seleção e avaliação de talentos, já podem ser automatizados com ferramentas específicas. Nesse contexto, qual a importância da tecnologia na gestão de pessoas?

Antes de responder, é preciso destacar que essa modernização é impulsionada por diversos fatores, como a emersão da indústria 4.0 e a disseminação de boas tecnologias. Hoje, por exemplo, 33% das equipes de RH usam algum tipo de inteligência artificial.

Nos tópicos seguintes, nos dedicamos a explicar a relevância da tecnologia na gestão de pessoas. Por esse motivo, continue a leitura com atenção.

Tecnologia na Gestão de Pessoas mantém o foco no que é estratégico

Imagine que iniciou um processo seletivo e recebeu centenas de currículos. Avaliar cada perfil profissional custa tempo e energia, deixando-o preso às tarefas repetitivas e burocráticas. Logo, terá menos tempo para cuidar do que é estratégico.

A tecnologia inverte esse quadro. Modernos softwares permitem a automação de certos processos, como a triagem de currículos e análise de perfil comportamental, deixando o gestor livre para cuidar do que mais importa. Assim, é possível ser estratégico.

Aumenta o acerto no expediente

Errar é um luxo que não pode fazer parte dos setores de RH mais competitivos. É preciso agir com agilidade e precisão quase cirúrgica, deixando pouca margem para falhas e retrabalho. A tecnologia também tem um importante papel nesse sentido.

Sistemas inovadores podem apontar a melhor decisão aos gestores. Ao analisar o perfil comportamental de um candidato, por exemplo, pode-se avaliar se ele é uma boa opção ao cargo de liderança. Logo, o gestor terá mais segurança e acerto nas suas escolhas.

Reduz custos operacionais

A tecnologia soma eficiência aos processos de gestão de pessoas. Isso significa que é possível fazer mais com a mesma base de recursos, como tempo, materiais e dinheiro, o que significa economia. Sendo assim, o RH pode aproveitar mais o seu orçamento.

Mais uma vez, um bom exemplo vem das tecnologias de automação. Elas eliminam as tarefas repetitivas e assumem parte do trabalho, permitindo que o RH crie times mais “enxutos” para cuidar das tarefas que restaram. Logo, há menos custos operacionais.

Atualiza o setor de RH

O RH iniciou suas operações focado nas rotinas de departamento pessoal, com tarefas mais burocráticas e operacionais. Muitos setores permanecem assim. No entanto, para ter uma gestão atual de pessoas, é preciso apostar em tecnologia e estratégia.

A tecnologia permite que o RH esteja atualizado e competitivo em relação aos setores de outras empresas. Isso implica maior eficiência na hora de atrair talentos, reter os atuais profissionais e obter resultados fora do lugar-comum.

Enfim, esses são alguns fatores que mostram a importância da tecnologia na gestão de pessoas. Todavia, é preciso contar com a tecnologia certa.

Há muitas opções, por exemplo, sistemas dotados de inteligência artificial, big data, automação, computação em nuvem e internet das coisas, entre outras tendências que você deve ficar atento.

E aí, gostou do nosso artigo? Aproveite para compartilhar suas principais dúvidas ou experiências sobre o tema. Deixe seu comentário no post.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: