Guia Completo Metodologia DISC

Gerenciar uma empresa é uma atividade bastante desafiadora tanto para os gestores quanto para as equipes internas, principalmente na área de recursos humanos. Afinal, formar um time de alta performance é um dos requisitos para o sucesso da empresa e é tarefa do RH recrutar os profissionais que farão parte dele.

Uma equipe de alta performance é aquela que veste a camisa da organização, está alinhada às políticas da empresa e dá o melhor de si para conseguir os melhores resultados.

Para compor um grupo tão engajado e capaz de atingir os objetivos com maestria, é necessário investir em alguns elementos e estratégias. Descubra agora, por meio de 4 dicas básicas, como alcançar esse resultado. Acompanhe!

1. Conheça o perfil da empresa

Formar um time vencedor é, acima de tudo, ter uma equipe alinhada aos princípios da empresa. Isso significa que não adianta muita coisa usar só a sua percepção na hora de compor essa equipe, é preciso estar atento para que esses profissionais atendam as expectativas da empresa.

Portanto, o primeiro passo é pontuar as necessidades do negócio tanto em relação às políticas como nos objetivos pretendidos pela formação dessa equipe.

2. Time de Alta Performance: contrate colaboradores complementares

Uma equipe de alta performance precisa de profissionais que atuem como um time, complementando o trabalho uns dos outros como acontece em esportes como vôlei e futebol.

Líderes, gestores, administradores e assistentes são alguns dos profissionais que compõem um conjunto de sucesso. Uma das maneiras de formar um time vencedor é utilizando o conceito de Mapa de Talentos, em que um panorama ágil e objetivo dos integrantes dessa equipe é realizado.

O cruzamento das características comportamentais permite que cada colaborador seja direcionado à função que está mais qualificado a exercer, aumentando o seu desempenho. Quando os talentos individuais se juntam são transformados em uma equipe que se complementa.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Processos como Mapa de Talentos podem ser realizados com a ajuda de algumas plataformas online, como o Etalent Pro. Por meio dela, é possível realizar procedimentos relacionados à gestão comportamental de pessoas que facilitam o trabalho do RH e promovem a formação de uma equipe de alta eficiência.

O recrutamento também pode contar com o auxílio da tecnologia. Atualmente, até as redes sociais funcionam muito bem na hora de buscar por talentos. É o caso do LinkedIn, rede social voltada para as relações profissionais, que funciona muito bem como um banco de currículos.

4. Invista em treinamentos

Outro elemento crucial na formação de um time vencedor é investir na capacitação dessa equipe. Por mais que você contrate os melhores profissionais do mercado ou invista na promoção de grandes talentos que já façam parte do seu quadro de funcionários, manter o conhecimento deles atualizado é fundamental para garantir um bom desempenho.

Lembre-se sempre de que o mundo corporativo está em constante transformação e quem não se adapta a essas mudanças pode ficar para trás. Por isso, o sucesso de um time também depende da capacidade de acompanhar esse mercado.

Gostou das nossas dicas para formar um time vencedor? Esperamos que esse passo a passo básico auxilie na hora de compor uma equipe de sucesso. Mais do que isso, desejamos estar presentes nessa jornada. Entre em contato com a ETALENT e saiba como podemos ajudar.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: