Diante do atual cenário econômico, a ETALENT elaborou uma pesquisa com apoio da Catho para apresentar a perspectiva dos profissionais no que diz respeito a uma promoção no atual cargo. Trabalhadores com maior faixa etária, mais experientes e com remunerações mais altas estão mais otimistas.

Em uma escala de 0 a 100, onde 50 é o limite entre pessimismo e otimismo, os trabalhadores com mais de 35 anos tiveram o maior índice, de 44,2. A média geral dos profissionais brasileiros foi 40,7.

Índice de otimismo profissional

A pesquisa, que ouviu 4.195 entrevistados, também apontou que entre profissionais que recebem acima de R$ 2 mil o índice foi de 43,1. Os que recebem até R$ 2 mil estão mais céticos, com índice de 38,3.

A capacitação profissional é o passaporte para o sucesso na carreira. Nele, devem constar os vistos da formação, dos conhecimentos técnicos e das habilidades. Mas o passaporte apenas permite o início da viagem e a entrada no ‘país’ da profissão. O comportamento é que poderá tornar a viagem uma real conquista“, afirma Sidney Frattini – Consultor Master da ETALENT.

O otimismo quanto à perspectiva de uma promoção apresenta variações regionais. Profissionais da Região Sudeste têm uma visão mais pessimista sobre esta perspectiva do que os brasileiros das demais regiões. No Estado de São Paulo, o índice de otimismo é de 38,6. Nos demais estados da Região Sudeste, o índice é de 40,2.

Entre os profissionais da Região Sul, o índice de otimismo é de 42,5. Os mais otimistas estão nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com índice de 43,8.

O cenário atual está mais desafiador, mas algumas oportunidades continuam a surgir. Tanto o mercado como o profissional precisam se adaptar a essa nova realidade em que é fundamental que o profissional tenha um pouco mais de paciência e não desista do crescimento”, diz Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

Sobre a pesquisa
A Pesquisa sobre Felicidade no Trabalho e Otimismo Profissional da ETALENT e da Catho foi realizada com base em 10.893 entrevistas realizadas, via questionário eletrônico, entre os dias 19 e 29 de agosto de 2015.

Cada índice é medido em uma escala de 0 a 100 pontos, onde a escala 50 divide as barreiras entre otimismo e pessimismo, felicidade e infelicidade profissional.

A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte.A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de 2 mil clientes, dentre eles Petrobrás, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

Sobre a Catho

A Catho é o site de empregos líder no Brasil e pioneiro no seu segmento. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Anualmente, mais de 1 milhão de profissionais utilizam a Catho e têm acesso a 1,8 milhão de vagas publicadas por cerca de 95 mil empresas. Utilizando cruzamento de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a empresa segue modernizando o processo de recrutamento e seleção do país e facilitando as contratações. Os profissionais ainda podem beneficiar-se de ferramentas gratuitas como o Guia de Profissões e Salários da Catho e conteúdos exclusivos com dicas de carreiras no canal da Catho no YouTube.

Mais informações:

Assessoria de imprensa ETALENT – Mariana Campos | mariana.campos@etalent.com.br | (21) 3344-6654 / 96462-0774

Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.