O RH tem passado por uma grande transição digital. Seus processos importantes, como a seleção e avaliação de talentos, já podem ser automatizados com ferramentas específicas. Nesse contexto, qual a importância da tecnologia na gestão de pessoas?
Antes de responder, é preciso destacar que essa modernização é impulsionada por diversos fatores, como a emersão da indústria 4.0 e a disseminação de boas tecnologias. Hoje, por exemplo, 33% das equipes de RH usam algum tipo de inteligência artificial.
Nos tópicos seguintes, nos dedicamos a explicar a relevância da tecnologia na gestão de pessoas. Por esse motivo, continue a leitura com atenção.
Tecnologia na Gestão de Pessoas mantém o foco no que é estratégico
Imagine que iniciou um processo seletivo e recebeu centenas de currículos. Avaliar cada perfil profissional custa tempo e energia, deixando-o preso às tarefas repetitivas e burocráticas. Logo, terá menos tempo para cuidar do que é estratégico.
A tecnologia inverte esse quadro. Modernos softwares permitem a automação de certos processos, como a triagem de currículos e análise de perfil comportamental, deixando o gestor livre para cuidar do que mais importa. Assim, é possível ser estratégico.
Aumenta o acerto no expediente
Errar é um luxo que não pode fazer parte dos setores de RH mais competitivos. É preciso agir com agilidade e precisão quase cirúrgica, deixando pouca margem para falhas e retrabalho. A tecnologia também tem um importante papel nesse sentido.
Sistemas inovadores podem apontar a melhor decisão aos gestores. Ao analisar o perfil comportamental de um candidato, por exemplo, pode-se avaliar se ele é uma boa opção ao cargo de liderança. Logo, o gestor terá mais segurança e acerto nas suas escolhas.
Reduz custos operacionais
A tecnologia soma eficiência aos processos de gestão de pessoas. Isso significa que é possível fazer mais com a mesma base de recursos, como tempo, materiais e dinheiro, o que significa economia. Sendo assim, o RH pode aproveitar mais o seu orçamento.
Mais uma vez, um bom exemplo vem das tecnologias de automação. Elas eliminam as tarefas repetitivas e assumem parte do trabalho, permitindo que o RH crie times mais “enxutos” para cuidar das tarefas que restaram. Logo, há menos custos operacionais.
Atualiza o setor de RH
O RH iniciou suas operações focado nas rotinas de departamento pessoal, com tarefas mais burocráticas e operacionais. Muitos setores permanecem assim. No entanto, para ter uma gestão atual de pessoas, é preciso apostar em tecnologia e estratégia.
A tecnologia permite que o RH esteja atualizado e competitivo em relação aos setores de outras empresas. Isso implica maior eficiência na hora de atrair talentos, reter os atuais profissionais e obter resultados fora do lugar-comum.
Enfim, esses são alguns fatores que mostram a importância da tecnologia na gestão de pessoas. Todavia, é preciso contar com a tecnologia certa.
Há muitas opções, por exemplo, sistemas dotados de inteligência artificial, big data, automação, computação em nuvem e internet das coisas, entre outras tendências que você deve ficar atento.
E aí, gostou do nosso artigo? Aproveite para compartilhar suas principais dúvidas ou experiências sobre o tema. Deixe seu comentário no post.
Você também pode gostar desses artigos


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.