Reduzir as funções operacionais do RH deve ser objetivo do gestor, pois assim é possível beneficiar o setor e toda a empresa. Saiba que um gerenciamento estratégico torna o negócio mais próspero e competitivo, além de contribuir para a aquisição de talentos.

A grande dúvida é: como reduzir as funções operacionais? Há uma série de caminhos que podem ajudar nesta missão. A automação da análise de atividades tradicionais, a exemplo do perfil comportamental, mapear os atuais processos e eliminar a burocracia que inibe grandes resultados.

Quer saber mais? Então, acompanhe o artigo que fizemos especialmente para você. Boa leitura!

1. Conte com a tecnologia de automação

Em primeiro lugar, é preciso contar com a tecnologia de automação. Existem muitos softwares que eliminam boa parte do trabalho operacional na gestão de pessoas, permitindo que o gestor foque no que é estratégico e realmente importante à empresa.

Um bom exemplo está na análise de perfil comportamental. Antes, era preciso de um questionário impresso, com análises que poderiam demorar horas. Hoje, tudo pode ser feito por meio do software específico, com maior agilidade, segurança e eficiência.

2. Mapeie processos tradicionais

Outra possibilidade é mapear os processos tradicionais, isto é, analisar tudo o que tem acontecido dentro do setor e manter apenas o que realmente importa.

No recrutamento e seleção (R&S), por exemplo, ainda é preciso preencher a Requisição de Pessoal para dar início à contratação? Ao eliminar pequenas demandas operacionais é possível tornar o processo geral muito mais fluido, ágil e funcional.

3. Digitalize o setor de recursos humanos

O RH tem entrado em uma nova era: a digital. Segundo pesquisa da Deloitte, 56% das empresas estão reformulando as atividades para aproveitar ferramentas digitais. Isso também tem acontecido em sua empresa? Se não, é preciso estar atento.

Hoje, muita coisa pode ser feita de modo digital, a distância. É possível acompanhar relatórios por meio de softwares em nuvem, bater o ponto com funcionalidades de aplicativos e entrevistar candidatos em vídeo. Tudo isso elimina demandas operacionais.

4. Terceirize funções operacionais

Muitas empresas optam por terceirizar processos mais burocráticos, como o calculo da folha de pagamento e de tributos contratuais. Assim, é possível focar em tarefas mais estratégias, como a aquisição de talentos e a definição de metas.

Com a terceirização, também é possível reduzir custos administrativos e realocar o volume financeiro para a modernização do RH estratégico, tornando-o competitivo.

5. Defina metas e responsáveis pela modernização

É preciso ter objetivos claros na eliminação de tarefas operacionais. Portanto, transforme-os em metas de curto prazo e estabeleça responsáveis por elas (de preferência os próprios talentos da gestão de pessoas). Assim, ficará mais fácil manter o crescimento.

Enfim, esses são alguns dos melhores caminhos. É preciso modernizar o setor, tornando-o mais estratégico por meio de tecnologias e plataformas de RH. No final, todo o negócio será beneficiado, nos diversos níveis e áreas.

Agora você sabe como reduzir funções operacionais do RH, certo? Então, aproveite para descobrir como a gestão de pessoas é vista na sua empresa: operacional ou estratégica?

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert