Guia Completo Metodologia DISC

Você já ouviu falar em onboarding dentro das empresas? Isso é, na verdade, a integração de novos funcionários. A prática tem como objetivo principal promover uma calorosa chegada para o mais novo integrante da companhia.

Isso porque os primeiros dias de um profissional na empresa são decisivos para ele se sentir bem, confortável e disposto a fazer parte do time.

Só para você ter uma ideia, essa prática também é excelente para promover a adaptação e integração de novos colaboradores. Além de ajudar na retenção de talentos, já que os profissionais começam com o pé direito nas suas novas funções.

Vale a reflexão: quem não quer chegar, ser bem recebido e acompanhado logo no primeiro dia de trabalho?

Sem contar que, além de tudo isso, a integração de novos funcionários, ou onboarding, ainda promove a cultura da empresa. Bom, não é mesmo?

Quer saber como implantar isso na sua companhia? Confira abaixo algumas dicas!

Promova a cultura da empresa antes mesmo da chegada do funcionário

Sim! Você pode fazer isso, enviando materiais sobre a empresa por e-mail, para que o colaborador conheça tranquilamente sobre a cultura da companhia.

Isso também ajuda a ganhar mais tempo no processo de integração de novos funcionários, sabia?

Outra dica, também, é tentar entender o que o profissional espera para seu primeiro dia de trabalho.

Promova treinamentos sobre o funcionamento da empresa

Esse também é um ótimo exemplo de como fazer a integração de novos funcionários. Pense que para o profissional se sentir ainda mais seguro com as tarefas que fará daqui para a frente, nada melhor do que receber treinamentos específicos sobre como tudo funciona dentro da companhia.

O ideal é que ele participe de orientações com a equipe que trabalhará junto, além dos gestores e outros profissionais que podem oferecer suporte a ele. Um bom treinamento de uma semana, por exemplo, já é um ótimo começo.

Outra dica é oferecer treinamentos específicos, de acordo com as habilidades, os conhecimentos e os comportamentos que serão exigidos pelo cargo a ser exercido dentro da empresa. Assim, ele inicia seu trabalho bem preparado para os desafios que virão.

Integração de novos funcionários: deixe claro sobre a cultura organizacional

Isso é, sem dúvidas, de extrema importância para a empresa.

Com todas as informações bem claras sobre os valores, missão, visão e cultura da companhia, o profissional saberá exatamente o que esperar do trabalho e como a empresa se preocupa com todos da equipe e com os clientes.

Apresente a estrutura e os departamentos

Para que a integração de novos funcionários seja completa, é preciso mostrar toda a empresa para eles. Faça um tour pelos departamentos, pelos ambientes da companhia.

Importante: reforce que ali é um espaço de trabalho compartilhado, que todos podem se sentir à vontade para executar suas tarefas e conviver harmoniosamente no expediente.

Depois dessas dicas de como fazer a integração de novos funcionários, é hora de colocar em prática essas ações.

Lembre-se de que: todo esforço vale a pena para criar laços importantes com os profissionais recém-chegados.

Afinal, agora eles também compartilham dos mesmos objetivos que a sua empresa: crescer e gerar resultados!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite, continue a leitura e saiba mais sobre o RH inovador.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: