Você sabe o que é turnover? Dentre os maiores vilões do RH, ele recebe bastante destaque. Também conhecido como alta rotatividade de colaboradores, é um dos fatores que consegue prejudicar a organização em todos aspectos de seu funcionamento.
Portanto, é fundamental para a saúde de qualquer empresa que haja conhecimento sobre como diminuí-lo.
A entrada e saída de funcionários é algo inevitável e faz parte das atividades de uma organização. Porém, é fundamental medir e monitorar o turnover, uma vez que um alto índice de rotatividade significa problemas estruturais nos processos administrativos.
Para ajudar você nessa tarefa, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto, assim como três estratégias para você utilizar na sua empresa. Confira!
O que é turnover e suas causas
Turnover é uma palavra em inglês que tem vários significados. Na área de Recursos Humanos, o termo diz respeito à quantidade de colaboradores que são admitidos e afastados dentro de um período específico de tempo.
Normalmente, as causas do turnover estão ligadas à gestão de pessoas, falta de infraestrutura e baixa remuneração ou condições de trabalho. Além disso, ele pode estar ligado a problemas no processo seletivo e recrutamento de novos colaboradores.
Consequências do turnover
O turnover elevado tem um potencial de prejuízo imenso para qualquer empresa, visto que pode trazer danos graves de naturezas distintas. O primeiro ponto que torna a alta rotatividade extremamente prejudicial é o gasto financeiro com admissões e desligamentos.
Além dos custos com processos seletivos e contratações, os afastamentos de colaboradores também representam gastos elevados – que só aumentam de acordo com a hierarquia do cargo desocupado.
Além disso, existem perdas muitas vezes imensuráveis com a substituição de um colaborador como, por exemplo, a de network de clientes, conhecimento técnico e sinergia com a equipe e os processos da empresa.
Índice de turnover
Para reduzir efetivamente o turnover e amenizar suas consequências, é fundamental medir e acompanhar a taxa de rotatividade de colaboradores. Esse cálculo é feito considerando a quantidade de colaboradores contratados, desligados e o total de colaboradores da empresa.
Assim, as entradas e saídas são somadas e o valor é dividido por 2. O valor resultante é dividido pelo número total de funcionários da organização e depois multiplicado por 100. Quer descobrir a taxa de turnover na sua empresa? Utilize agora mesmo a nossa calculadora gratuita de turnover.
Mas, afinal, quais pontos principais devem ser considerados para reduzir esse índice? É isso que você confere a partir de agora.
Como reduzir o índice de turnover
1. Ambiente de trabalho saudável
Um ambiente com clima favorável à colaboração e criação é fundamental para aumentar a satisfação de um colaborador na empresa.
Assim, é necessário que a gestão se preocupe em manter o local estruturalmente adequado e com recursos necessários para os funcionários executarem suas funções.
Além disso, é crucial que a cultura organizacional esteja alinhada às motivações pessoais dos colaboradores, assim como seus valores e objetivos dentro da empresa.
2. Valorização do colaborador
Apenas um funcionário que não se sente devidamente valorizado abandona voluntariamente uma empresa. Desta forma, é primordial que, além de uma remuneração adequada, a empresa tenha bons planos de carreira.
Além disso, é interessante que ela ofereça treinamentos periodicamente de qualidade e demonstre o reconhecimento aos colaboradores em forma de bônus ou benefícios.
3. Comunicação clara
Uma política de feedback é imprescindível para o desenvolvimento constante da empresa e seus integrantes. Somente a partir de um canal de comunicação claro e objetivo entre eles será possível entender e acolher os anseios dos funcionários e deixar claro o que a organização espera e pode oferecer a eles.
Ao aprofundar sobre o tema, fica claro como a alta rotatividade afeta tanto questões financeiras quanto o desempenho dos processos e dos funcionários de uma empresa. Assim, é crucial entender o que é turnover e buscar meios inteligentes e estratégicos de combater o alto índice.
Agora que você já entendeu tudo o que precisa sobre turnover, nos siga nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.