Sabe aquele jovem que acabou de entrar na sua empresa? Ele tem um enorme potencial e disposição para auxiliar o colaborador mais experiente na organização a se atualizar e desenvolver novas habilidades. Essa é a principal ideia do mentoring reverso, uma nova tendência em RH que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações.

Continue a leitura para descobrir o que é e quais as vantagens desse processo para a sua empresa e equipe!

O que é mentoring reverso?

Já faz muitos anos que as empresas solicitam a profissionais experientes e com mais tempo de casa que atuem como mentores dos jovens que acabaram de chegar. Essa é a principal ideia da mentoria tradicional.

Porém, surgiu recentemente o conceito de mentoring reverso, que inverte a relação entre mentor e aluno. Nesse processo, o profissional mais jovem é o responsável por ensinar e atualizar o colega que já tem experiência.

Como o mentoring reverso auxilia no desenvolvimento de competências?

O mentoring reverso auxilia ambos os profissionais no desenvolvimento de diversas competências. Em primeiro lugar, o profissional mais experiente tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre a área em que atua. Afinal, o mentor geralmente é um jovem que acabou de sair de um curso de graduação, no qual entrou em contato com o que há de mais novo em relação à área.

Além disso, o jovem já cresceu cercado pela tecnologia que invade as empresas da atualidade e garante competitividade para as organizações. Portanto, ele também pode atuar na melhoria da relação do profissional mais experiente com as ferramentas tecnológicas da empresa.

E o desenvolvimento não para por aí! Os profissionais das gerações mais recentes, em sua maioria, são mais acostumados com ambientes dinâmicos e instáveis, exatamente a situação na qual a sua empresa está inserida na atualidade. Dessa forma, podem auxiliar na adaptação de quem estava acostumado com outro estilo de mercado.

Por fim, o mentor também aprende muito com o mentoring reverso. Ele aumenta a empatia em relação aos colegas de trabalho e desenvolve habilidades para conviver com a diferença.

Quais são os benefícios do mentoring reverso?

O mentoring reverso apresenta uma série de benefícios em relação ao desenvolvimento de competências nos talentos do time. Mas eles vão além, envolvendo outros aspectos dos colaboradores e da organização como um todo. Descubra agora algumas das vantagens do mentoring reverso.

Reduz o choque de gerações

Quando você mistura gerações dentro de uma empresa, corre o risco de gerar conflitos devido a padrões comportamentais diferentes entre esses grupos. Porém, com o mentoring reverso você aproxima colaboradores mais jovens e mais velhos, reduzindo o choque geracional.

Melhora o ambiente e clima organizacional

O mentoring reverso melhora a interação e colaboração dentro do time. Dessa forma, contribui para a criação de um ambiente propício ao trabalho e de um clima organizacional positivo para os colaboradores.

Aumenta a qualidade da comunicação interna

A comunicação entre os profissionais dentro da empresa melhora quando você adota o mentoring reverso. Isso porque eles passam a trocar mais ideias, experiências e conhecimentos entre si, facilitando o fluxo de informações como um todo.

Possibilita o desenvolvimento de novos líderes

Quando um novo colaborador chega na equipe e logo passa a ter contato com profissionais mais experientes, pode apresentar algumas características relacionadas à liderança. Com isso, você é capaz de identificar jovens líderes e investir na capacitação desses colaboradores para que assumam cargos de gestão no futuro.

O mentoring reverso é uma ótima forma de desenvolver competências, tanto em colaboradores mais antigos quanto nos recém-chegados. Portanto, considere implementar esse processo na sua organização e aproveite todos os benefícios que ele pode oferecer.


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor