Guia Completo Metodologia DISC

Sabe aquele jovem que acabou de entrar na sua empresa? Ele tem um enorme potencial e disposição para auxiliar o colaborador mais experiente na organização a se atualizar e desenvolver novas habilidades. Essa é a principal ideia do mentoring reverso, uma nova tendência em RH que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações.

Continue a leitura para descobrir o que é e quais as vantagens desse processo para a sua empresa e equipe!

O que é mentoring reverso?

Já faz muitos anos que as empresas solicitam a profissionais experientes e com mais tempo de casa que atuem como mentores dos jovens que acabaram de chegar. Essa é a principal ideia da mentoria tradicional.

Porém, surgiu recentemente o conceito de mentoring reverso, que inverte a relação entre mentor e aluno. Nesse processo, o profissional mais jovem é o responsável por ensinar e atualizar o colega que já tem experiência.

Como o mentoring reverso auxilia no desenvolvimento de competências?

O mentoring reverso auxilia ambos os profissionais no desenvolvimento de diversas competências. Em primeiro lugar, o profissional mais experiente tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre a área em que atua. Afinal, o mentor geralmente é um jovem que acabou de sair de um curso de graduação, no qual entrou em contato com o que há de mais novo em relação à área.

Além disso, o jovem já cresceu cercado pela tecnologia que invade as empresas da atualidade e garante competitividade para as organizações. Portanto, ele também pode atuar na melhoria da relação do profissional mais experiente com as ferramentas tecnológicas da empresa.

E o desenvolvimento não para por aí! Os profissionais das gerações mais recentes, em sua maioria, são mais acostumados com ambientes dinâmicos e instáveis, exatamente a situação na qual a sua empresa está inserida na atualidade. Dessa forma, podem auxiliar na adaptação de quem estava acostumado com outro estilo de mercado.

Por fim, o mentor também aprende muito com o mentoring reverso. Ele aumenta a empatia em relação aos colegas de trabalho e desenvolve habilidades para conviver com a diferença.

Quais são os benefícios do mentoring reverso?

O mentoring reverso apresenta uma série de benefícios em relação ao desenvolvimento de competências nos talentos do time. Mas eles vão além, envolvendo outros aspectos dos colaboradores e da organização como um todo. Descubra agora algumas das vantagens do mentoring reverso.

Reduz o choque de gerações

Quando você mistura gerações dentro de uma empresa, corre o risco de gerar conflitos devido a padrões comportamentais diferentes entre esses grupos. Porém, com o mentoring reverso você aproxima colaboradores mais jovens e mais velhos, reduzindo o choque geracional.

Melhora o ambiente e clima organizacional

O mentoring reverso melhora a interação e colaboração dentro do time. Dessa forma, contribui para a criação de um ambiente propício ao trabalho e de um clima organizacional positivo para os colaboradores.

Aumenta a qualidade da comunicação interna

A comunicação entre os profissionais dentro da empresa melhora quando você adota o mentoring reverso. Isso porque eles passam a trocar mais ideias, experiências e conhecimentos entre si, facilitando o fluxo de informações como um todo.

Possibilita o desenvolvimento de novos líderes

Quando um novo colaborador chega na equipe e logo passa a ter contato com profissionais mais experientes, pode apresentar algumas características relacionadas à liderança. Com isso, você é capaz de identificar jovens líderes e investir na capacitação desses colaboradores para que assumam cargos de gestão no futuro.

O mentoring reverso é uma ótima forma de desenvolver competências, tanto em colaboradores mais antigos quanto nos recém-chegados. Portanto, considere implementar esse processo na sua organização e aproveite todos os benefícios que ele pode oferecer.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter! Dessa forma, você recebe mais artigos como este diretamente no seu e-mail.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: