O processo de Recrutamento e Seleção (R&S) deve ser muito bem estruturado e eficaz para garantir a contratação de mão de obra talentosa. Afinal, é por meio dele que as perguntas em entrevista de emprego ganham destaque, permitindo conhecer melhor os candidatos à vaga.

Existem muitas questões que podem ser aplicadas. Mas quais delas são essenciais? É claro que, para avaliar a qualificação dos candidatos, você provavelmente vai abordar temas como habilidades pessoais, objetivos profissionais e prioridades diárias.

Por outro lado, é importante entender que cada empresa precisa de um processo personalizado e que esteja de acordo com seu perfil e estilo. Sendo assim, não existe uma “fórmula mágica” ou um questionário padrão, cabe a você adaptar a seleção a sua realidade.

Quer saber mais sobre o tema? Conhecer quais perguntas não podem faltar numa entrevista? Então continue lendo este artigo preparado especialmente para você.

1. Pode falar um pouco de si mesmo?

Essa é uma das primeiras perguntas usadas em toda entrevista de emprego. Ela permite que os profissionais falem mais de si – ou seja, tópicos que vão além do que está no currículo. Isso permite o selecionador formar um primeiro parecer sobre o talento.

Então, peça para que o candidato resuma sua vida profissional, acadêmica e pessoal, abordando os pontos mais relevantes. Desse modo, poderá deixar o talento mais à vontade e arquitetar um clima mais agradável para continuar a entrevista.

2. Por que deseja trabalhar conosco?

Hoje, um candidato não deve ser contratado apenas por seus conhecimentos, comportamentais e habilidades. Ele também deve ter um perfil alinhado com os valores e a cultura da empresa, o chamado fit cultural. Quando há essa compatibilidade, a adesão é muito maior.

Ao questionar o talento sobre a razão de querer fazer parte do time, faça uma análise: as expectativas correspondem ao que desejamos? Ou ele/ela está apenas participando do processo pelo salário? Lembre-se que, quando não há compatibilidade, o turnover precoce é quase certo.

3. Quais seus três principais pontos fortes e fracos?

O primeiro objetivo dessa pergunta é conhecer mais as forças e fraquezas de cada talento, avaliando-o com maior acerto. Porém, não é apenas isso. A questão também permite identificar o grau de autoconhecimento do candidato.

É preciso ter cuidado com respostas previamente formuladas, objetivando transmitir uma imagem inexistente. Muitos talentos amenizam ao falar dos pontos fracos, dizendo coisas que podem até soar agradáveis – porém clichês – como “sou perfeccionista em excesso”.

4. Onde se imagina nos próximos 5 e 10 anos?

Muitos selecionadores perguntam “onde você se imagina num futuro próximo?”, mas a questão é muito aberta. O “futuro próximo” pode variar de pessoa para pessoa. Então, o ideal é estabelecer o período, como 2 anos, 5 anos ou 10 anos no futuro.

Assim, será possível avaliar se o talento tem se projetado na carreira, o quanto espera crescer anualmente e se há alguma intersecção com os objetivos da empresa. Por exemplo: se o cargo é para gerente e o candidato quer ser advogado nos próximos 5 anos, é provável que não seja uma boa aquisição.

5. Quais foram suas maiores realizações profissionais?

Outra dica é perguntar acerca das principais realizações profissionais do candidato, estimulando-o a falar de suas conquistas. Desse modo, saberá se o talento tem tido uma performance adequada ou se está abaixo da média, deixando a desejar.

Com essas 5 perguntas, você poderá conhecer o candidato, avaliar se há compatibilidade com a empresa, identificar forças e fraquezas, bem como os objetivos dele para o futuro. Dessa forma, terá material suficiente para fazer uma boa seleção e contratar um profissional que, além de habilidoso, tenha valores próximos aos da companhia.

Agora você entende quais são as principais perguntas em entrevista de emprego, certo? Aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais e deixar seus amigos por dentro do tema. Vamos lá!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert