Você já parou para pensar em como a linguagem está relacionada a diversas características da sua personalidade, assim como à forma como você se comporta e às atividades que realiza no dia a dia?

Pois saiba que os seus pensamentos são mediados por palavras e, inclusive, o que você alcança pode estar muito relacionado com a forma como você fala sobre si e sobre a sua realidade.

É aí que entra a PNL (Programação Neurolinguística) como grande aliada da mudança de comportamento e do sucesso. Ela pode impactar diretamente os seus comportamentos individuais e, inclusive, os dos colaboradores da empresa, podendo ser uma grande aliada do setor de RH na hora de aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação do time.

Quer saber como fazer isso? Então descubra quais são as técnicas de PNL para aplicar no RH da empresa!

1. Programação Neurolinguística: Rapport

Uma das técnicas de PNL mais conhecidas no meio empresarial é o Rapport. Ela consiste em uma forma de espelhar o comportamento do outro para gerar empatia e confiança, podendo ser benéfica tanto para que o RH se conecte mais com os colaboradores quanto para que o time se comunique melhor entre si.

Para aplicá-la, a pessoa deve “imitar” alguns comportamentos do outro, quase como um espelho. Não significa fazer tudo que o outro faz, mas sim imitar alguns comportamentos, como o ato de tomar água ou arrumar o cabelo. De forma inconsciente, a outra pessoa percebe isso e consegue se comunicar e se conectar com o interlocutor.

2. Programação Neurolinguística: Fogging

O Fogging é uma técnica de PNL para a solução e, inclusive, prevenção de conflitos. Geralmente, quando há o conflito na empresa, existe uma tendência de identificar culpados e ações problemáticas e manter o foco no problema. Essa técnica mostra como mudar a perspectiva e direcionar o foco para a solução.

Para isso, são utilizadas frases-chave com os envolvidos no problema, como “O que podemos fazer para melhorar?”. Isso desperta uma reflexão para a solução, evitando a busca por culpados e as acusações.

Com o tempo, essa técnica pode ser implementada inclusive na prevenção do conflito, uma vez que os colaboradores começam a utilizá-la assim que identificam um obstáculo, evitando que o problema se instale.

3. Swish

Por fim, uma terceira técnica de PNL muito benéfica para o setor de RH da sua empresa é o Swish. Ele consiste em uma mudança de perspectiva diante de uma situação ruim ou problemática. Para aplicá-la, é preciso iniciar um processo mental de associação de imagens e sensações boas diante de um desafio ou de algo considerado como negativo.

Para entender melhor, imagine que um colaborador se sentiu frustrado com o feedback de um determinado trabalho que realizou. Nesse caso, ele pode associar esse momento a uma situação boa que viveu ao longo da vida, ao invés de despertar todas aquelas emoções negativas.

Com isso, é possível ressignificar o problema e melhorar o ambiente da empresa como um todo, tornando o time mais positivo e motivado.

As técnicas de PNL para o RH podem trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores individualmente. Elas também são ensinadas em sessões de coaching executivo para empresas, gerando resultados extraordinários para o negócio.

Quer saber como o Coaching Executivo pode ajudar a sua empresa? Então leia também o nosso próximo artigo.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor