Guia Completo Metodologia DISC

Você já parou para pensar em como a linguagem está relacionada a diversas características da sua personalidade, assim como à forma como você se comporta e às atividades que realiza no dia a dia?

Pois saiba que os seus pensamentos são mediados por palavras e, inclusive, o que você alcança pode estar muito relacionado com a forma como você fala sobre si e sobre a sua realidade.

É aí que entra a PNL (Programação Neurolinguística) como grande aliada da mudança de comportamento e do sucesso. Ela pode impactar diretamente os seus comportamentos individuais e, inclusive, os dos colaboradores da empresa, podendo ser uma grande aliada do setor de RH na hora de aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação do time.

Quer saber como fazer isso? Então descubra quais são as técnicas de PNL para aplicar no RH da empresa!

1. Programação Neurolinguística: Rapport

Uma das técnicas de PNL mais conhecidas no meio empresarial é o Rapport. Ela consiste em uma forma de espelhar o comportamento do outro para gerar empatia e confiança, podendo ser benéfica tanto para que o RH se conecte mais com os colaboradores quanto para que o time se comunique melhor entre si.

Para aplicá-la, a pessoa deve “imitar” alguns comportamentos do outro, quase como um espelho. Não significa fazer tudo que o outro faz, mas sim imitar alguns comportamentos, como o ato de tomar água ou arrumar o cabelo. De forma inconsciente, a outra pessoa percebe isso e consegue se comunicar e se conectar com o interlocutor.

2. Programação Neurolinguística: Fogging

O Fogging é uma técnica de PNL para a solução e, inclusive, prevenção de conflitos. Geralmente, quando há o conflito na empresa, existe uma tendência de identificar culpados e ações problemáticas e manter o foco no problema. Essa técnica mostra como mudar a perspectiva e direcionar o foco para a solução.

Para isso, são utilizadas frases-chave com os envolvidos no problema, como “O que podemos fazer para melhorar?”. Isso desperta uma reflexão para a solução, evitando a busca por culpados e as acusações.

Com o tempo, essa técnica pode ser implementada inclusive na prevenção do conflito, uma vez que os colaboradores começam a utilizá-la assim que identificam um obstáculo, evitando que o problema se instale.

3. Swish

Por fim, uma terceira técnica de PNL muito benéfica para o setor de RH da sua empresa é o Swish. Ele consiste em uma mudança de perspectiva diante de uma situação ruim ou problemática. Para aplicá-la, é preciso iniciar um processo mental de associação de imagens e sensações boas diante de um desafio ou de algo considerado como negativo.

Para entender melhor, imagine que um colaborador se sentiu frustrado com o feedback de um determinado trabalho que realizou. Nesse caso, ele pode associar esse momento a uma situação boa que viveu ao longo da vida, ao invés de despertar todas aquelas emoções negativas.

Com isso, é possível ressignificar o problema e melhorar o ambiente da empresa como um todo, tornando o time mais positivo e motivado.

As técnicas de PNL para o RH podem trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores individualmente. Elas também são ensinadas em sessões de coaching executivo para empresas, gerando resultados extraordinários para o negócio.

Quer saber como o Coaching Executivo pode ajudar a sua empresa? Então leia também o nosso próximo artigo.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: