O processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas mais importantes para a gestão de pessoas e equipes. Sem isso, torna-se impossível que talentos façam parte da empresa, bem como estruturem times de alto desempenho.
Por essa razão, o ideal é saber como estruturar um recrutamento bem-sucedido, da formulação da marca empregadora até a análise do comportamento dos candidatos, com a metodologia DISC. Logo, ótimos resultados serão alcançados.
Pensando em tudo isso, elaboramos um artigo para você. Hoje, será possível entender como fazer um processo de recrutamento bem estruturado e eficaz ao sucesso empresarial. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Realize a análise comportamental do candidato
Se o comportamento é mais difícil de mudar do que aprender novos conhecimentos, não seria mais adequado iniciar os processos de recrutamento identificando aquelas pessoas com maior nível de adequação comportamental?
Lembre-se que é preciso contratar alguém com valores e práticas que harmonizem com a empresa, somente assim é possível garantir sua aderência.
Para tanto, use um sistema de gestão e análise de perfil comportamental. Logo, será possível identificar, com base na metodologia DISC, se o candidato se encaixa (ou não) na empresa, no cargo que vai exercer e na respectiva equipe de trabalho.
Invista na marca empregadora da firma
O trabalho deve começar muito antes que, de fato, haja a demanda por um novo colaborador. É preciso pensar na marca da empresa como empregadora, objetivando otimizá-la para atrair e reter um maior número de talentos.
Também chamada de Employer Branding, a técnica é uma das principais vertentes do endomarketing. É possível começar criando uma página de carreiras, na qual poderá contar a história da empresa, dos funcionários e o propósito de atuação.
Faça uma boa descrição do cargo em aberto
Todo cargo precisa de uma boa descrição, avaliando as competências e os comportamentos que seu novo ocupante deverá apresentar. Essa etapa funciona como uma base para todo o processo seletivo, por isso, deverá ser realizada com atenção e sem pressa.
Defina com clareza os conhecimentos, as habilidades, as atitudes, os comportamentos e os valores que o cargo demanda. Para otimizar essa etapa, conte com a ajuda do superior imediato, pois é provável que ninguém conheça a função melhor do que ele.
Inicie o processo de recrutamento de talentos
Já estabelecida a marca e feita a descrição do cargo, é o momento de iniciar o recrutamento. Esse é um processo de busca por profissionais qualificados no mercado de trabalho, o que nem sempre é fácil.
Logo, é preciso conhecer muito bem o público-alvo e conhecer a melhor técnica para alcançá-lo. Se o público é jovem, torna-se interessante usar as redes sociais. Por outro lado, se busca por executivos, é útil usar headhunters ou sites de emprego de nicho.
Envolva outros líderes e gestores no processo
Para finalizar o processo de recrutamento e seleção com sucesso, é preciso envolver outros líderes ou gestores. Convide o superior imediato do cargo para a entrevista, induza-o a formular perguntas e dar um parecer sobre cada candidato. Desse modo, terá uma visão mais sistêmica e segura para a escolha final.
Como se pode observar, com apenas alguns passos é possível ter um processo de recrutamento bem estruturado. Lembre-se de que essa etapa é muito importante e, por isso, merece toda a atenção possível.
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.