Guia Completo Metodologia DISC

Construir um RH inovador é uma demanda latente. Sabe-se que 56% das empresas estão redesenhando seus processo de RH para aproveitar ferramentas digitais, como os inventários de perfil comportamental. Isso gera vários impactos positivos não só na captação e retenção de talentos, mas na produtividade da instituição como um todo.

Uma gestão de pessoas moderna é mais acertada, ágil e envolve menores custos à organização. Processos que poderiam demorar dias ou semanas podem ser concluídos em apenas alguns minutos, com a ajuda de softwares de ponta.

Quer saber como tornar o RH inovador e aproveitar suas vantagens? Então, continue a leitura desse artigo. Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo.

RH Inovador: invista na automação das tarefas tradicionais

Há uma série de processos que ainda são feitos manualmente, mas que podem ser automatizados, como a análise de perfil comportamental e a triagem de currículos. É preciso modernizá-los, automatizando-os, para que se tornem mais ágeis e acertados.

Em resumo, a automação refere-se à substituição do trabalho manual, total ou parcialmente, pelos sistemas e máquinas. Assim, o profissional de RH poderá deixar de focar nas tarefas repetitivas e dedicar-se ao que é mais estratégico: as pessoas.

Redesenhe os processos do expediente

Com o surgimento de novas tecnologias, alguns processos mudaram significativamente. Imagine o controle do ponto, que antes era feito com caderno, hoje pode ser feito até do smartphone. Em razão disso, é preciso repensar os processos de gestão de pessoas.

Ao fazer isso, não pense só nas novas tecnologias, reflita também sobre como é possível melhorar a experiência dos colaboradores. Crie um novo passo a passo para as tarefas mais importantes do RH, o que pode ser feito com fluxogramas.

Pense nas novas formas de desenvolvimento do time

Promover o crescimento da equipe é uma necessidade básica. Mesmo os profissionais de base devem estar preparados, aptos para resolver problemas diários. Para tanto, é interessante investir em métodos mais modernos de capacitação.

O ensino a distância é uma opção, muitas empresas já contam com Universidades Corporativas próprias. Para os próximos anos, uma forte tendência é o M-Learning, o treinamento feito por meio de dispositivos mobile, como o smartphone ou tablet.

Torne o trabalho mais flexível

O expediente de trabalho sempre foi algo bastante rígido, com horário para entrar, descansar e sair da empresa. As novas gerações, porém, estão desafiando esse modelo convencional e optando pelos mais flexíveis, como o home office.

Aproveite as novas tecnologias para tornar o trabalho mais dinâmico e atraente. Muitas tarefas podem ser feitas de casa, sem danos à qualidade ou efetividade. Para facilitar isso, sistemas de controle de projetos, tarefas, reuniões online podem ser boas opções.

Essas são algumas das principais aplicações. Com elas, será possível criar um RH inovador, assim como uma empresa atraente aos melhores talentos, mais engajada e produtiva.

Essa transição digital começa no RH, mas influencia positivamente toda a organização. Logo, o expediente será mais digital, eficiente e produtivo.

E ai, está pronto para tornar o RH inovador? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novos materiais diretamente em seu e-mail.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: