Se você tem como objetivos garantir que o índice de turnover da empresa seja menor e desenvolver talentos internos, investir em treinamento e capacitação dos colaboradores é, sem dúvidas, essencial.

Mesmo que esses termos pareçam similares, há sim uma diferença importante entre eles. Por isso, antes de tudo, é bom entender exatamente os conceitos.

A capacitação é o ato de preparar alguém para desenvolver atividades com mais autonomia, criando uma competência e ensinando habilidades para uma nova função.

Já o treinamento consiste em potencializar um conhecimento que já existe, aperfeiçoando habilidades e comportamentos dentro de determinada função ou cargo que já era exercido.

Com a diferença clara entre treinamento e capacitação, fica mais tranquilo determinar o que exatamente o profissional precisa. Quer conferir alguns bons exemplos dessas práticas? Acompanhe o texto!

Desenvolvimento de liderança

Toda empresa precisa de uma liderança que consiga direcionar a equipe. Hoje, quanto mais próximo dos colaboradores a organização for, melhor para os negócios. É válido lembrar que, em tempos nos quais a tecnologia impera, é fundamental reforçar laços e conexões corporativas.

Para isso, o desenvolvimento da liderança está entre as prioridades dentro do quadro de treinamento e capacitação de qualquer empreendimento.

Investimento em relacionamento interpessoal

Você sabe que o ambiente de trabalho é um local onde há muita interação, troca de experiências, contato quase diário etc.

Com isso, o relacionamento interpessoal precisa ser estabelecido de um jeito harmonioso e que traga equilíbrio para que todos os profissionais trabalhem bem e em sintonia.

Investir nesse tipo de ideia é realmente importante. Além disso, ajuda demais qualquer tipo de treinamento e capacitação que você tenha em mente para a empresa.

Treinamentos online

Alguns fatores, sem dúvidas, podem atrapalhar os treinamentos dos colaboradores. Entre eles, podemos citar o dia a dia corrido, os projetos que demandam muito foco e atenção, a falta de tempo, entre outros afazeres dentro da empresa.

Que tal, então, usar o que a tecnologia tem de melhor e oferecer treinamentos online para os profissionais?

Esse tipo de iniciativa é ótima para melhorar habilidades. Nesse cenário, o colaborador poderá realizar o treinamento quando se sentir mais à vontade, em um período escolhido para isso.

Assim, nem a empresa e nem o profissional precisam criar aquela sensação de obrigação, mas sim de estímulo ao aprendizado.

Treinamento e capacitação: programas de mentoria

Outras atividades que dão muito certo são os programas de mentoria. Com eles, os profissionais que precisam aprender e desenvolver novas habilidades, comportamentos e conhecimentos e exercitar funções podem fazer tudo isso em um ambiente seguro, com a ajuda e o acompanhamento de alguém mais experiente.

Vale a pena apostar nesse ponto, ainda mais dentro dos objetivos de treinamento e capacitação.

Agora que você já conseguiu entender melhor as diferenças entre treinamento e capacitação, é bom contar com uma plataforma como a ETALENT. Sabe por quê?

Nela, o gestor pode contar com a facilidade de ter informações para identificar a necessidade de treinamento e capacitação dos colaboradores, tudo de um jeito inteligente, moderno e organizado. O que você acha?

Gostou e ficou interessado? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor