Guia Completo Metodologia DISC

Se você ainda usa aquela técnica de treinamento em que o instrutor fala e os colaboradores só escutam, pare tudo e repense sua forma de ensinar e aprender.

Os colaboradores deixaram de ser números para alcançar metas e se tornaram ativos relevantes dentro de uma empresa.

O mercado atualmente exige atualização constante tanto por parte dos gestores como dos colaboradores, porém com dinamismo para inovar nas abordagens proporcionando resultados positivos.

Saiba como ensinar e aprender o desenvolvimento das pessoas para ampliar a estratégia de seu negócio.

Entenda a importância do treinamento e do desenvolvimento

Uma empresa que investe no capital intelectual de seus colaboradores gera maior qualidade na cultura organizacional e se destaca no mercado. Este novo olhar traz o crescimento integral da equipe com muitos diferenciais.

A empresa que enxerga potenciais de desenvolvimento das pessoas estimula o crescimento pessoal visando cargos melhores.

Esta evolução depende da tríade formada pelo conhecimento, comportamento e habilidade, também conhecida como Cubo de Competências, para que as informações cheguem aos colaboradores de forma dinâmica e acessível.

Ensinar e aprender: Obtenha novos conhecimentos

É o conhecimento que difere os concorrentes no mercado de trabalho, então o know how da empresa tem de ser um ensino criativo, capacitado, padronizado e escalável com técnicas e instrumentos de educação corporativa.

A criação de canais de comunicação viabiliza o compartilhamento de informações que poderão ser interessantes a todos da empresa.

Aprimore as habilidades

As habilidades dos colaboradores dependerão mais da força de vontade deles, pois haverá influência da aptidão, vivências, dom e facilidade de aprendizagem.

Além de um acompanhamento dos resultados com aval dos gestores da equipe.

Melhore a relação interpessoal

A relação interpessoal está ligada ao comportamento ético, assiduidade, pontualidade e atitude. Vícios de comportamento pessoal e profissional atrapalham o desenvolvimento do colaborador em sua ascensão profissional.

Por meio de algum tipo de incentivo ou de alguma recompensa a empresa tem mais chances de garantir atitudes por parte dos colaboradores que contribuam para a valorização da marca.

Faça um recrutamento de qualidade

O profissional deixou de ser mero coadjuvante no cenário corporativo, e sim, parte integrante em que a troca de experiência ajuda no crescimento humano.

Analise o comportamento do candidato

Um projeto de desenvolvimento das pessoas dentro da empresa deve avaliar os profissionais individualmente.

O setor de Recursos Humanos fará um levantamento dos conhecimentos, dos comportamentos e das habilidades de cada colaborador, para conhecer seu perfil de trabalho e criar estratégias para seu desenvolvimento, por meio de ações planejadas.

Desenvolva novas competências e habilidades

Um profissional motivado está aberto para criar e aperfeiçoar suas habilidades e suas competências como humildade, proatividade, espírito de equipe e liderança, atuando de formas diferentes dentro da empresa, visando uma trajetória de crescimento.

Os líderes não devem apenas ensinar, apontar erros e acertos ao darem feedbacks, mas também aprender com os colaboradores o que resultará no desenvolvimento pessoal e profissional de todos.

Apoie os líderes nas avaliações comportamentais

Os líderes conhecem os profissionais que trabalham em sua equipe, além de sua convivência são pessoas observadoras capazes de identificar os pontos fortes e fracos.

Diante disso, é indicado que o gestor apoie, estude e avalie as análises comportamentais, bem como, as ações para desenvolvimento do time.

Utilize metodologias e ferramentas inovadoras

O mundo está cada vez mais dinâmico em todos os sentidos, principalmente na arte de ensinar, pois são variados os meios de comunicação.

Assim, use a criatividade para desenvolver pessoas por:

  • rotação de cargos dentro da empresa proporcionando mais experiência ao colaborador;
  • aprendizagem prática em que o funcionário ou equipe participe de um projeto;
  • cursos e seminários para oferecer mais conhecimento, com recurso tecnológico;
  • técnicas de simulação capazes de testar os atributos das pessoas;
  • avaliação de desempenho para controle de qualidade e desenvolvimento humano.

Trabalhe com soluções tecnológicas

O mundo está totalmente digital e o conhecimento é multimídia e instantâneo, assim as empresas devem rever novas formas de ensinar e aprender antes de o método ser aplicado.

Empresas que não trazem a interação para sua equipe estão ultrapassadas, pois estamos na era da transformação digital.

Ensinar e aprender não é uma tarefa fácil, mas o texto trouxe a abordagem sobre o assunto no âmbito corporativo para que possa fazer suas avaliações e tirar suas dúvidas.

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato para darmos as informações necessárias.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: