No cenário competitivo em que vivemos, saber como medir a felicidade dos funcionários é fundamental para que a sua organização alcance o esperado sucesso. Afinal, reter talentos e criar estratégias de motivação são importantes para contar com colaboradores satisfeitos e produtivos.

Uma das principais dificuldades das empresas é justamente essa: saber como medir a satisfação para propor melhorias constantes na sua rotina de trabalho, criando um excelente clima organizacional.

Se você também sente essa dificuldade, não se preocupe! Com este post, vamos ensinar como mensurar a satisfação da sua equipe. Confira!

Considere o que seus colaboradores têm a dizer

O primeiro passo para medir a satisfação do seu grupo é criar um planejamento, listando todos os itens que são necessários mensurar, tais como:

  • carga horária;
  • salários;
  • benefícios;
  • ações de comunicação interna;
  • rotatividade e absenteísmo;
  • organização do ambiente;
  • instrumentos de trabalho;
  • limpeza e higiene geral;
  • uniformes.

Os itens que citamos são gerais e, em vez de procurar por formulários prontos, é importante saber o que o funcionário pensa. Veja bem: a gerência pode pensar que a equipe está insatisfeita em virtude dos poucos benefícios que a empresa oferece, quando, na verdade, ela precisa de cursos e qualificação profissional para melhorar o seu desempenho.

Essas questões são avaliadas somente depois que você aplicar uma pesquisa de clima. Somente sabendo a percepção do público, alinhado com a realidade da empresa, é que você cria um planejamento de ações voltadas para suprir as suas reais necessidades.

Por isso, nada melhor do que contar com uma consultoria externa que ajude a identificar esses fatores, criando, assim, um planejamento organizacional eficaz.

Conte com uma consultoria

De nada vai adiantar você apenas aplicar uma pesquisa e não saber mensurar os resultados. É fundamental, depois que souber os resultados, entender qual é a melhor maneira de aplicar ações produtivas dentro da empresa.

Uma consultoria externa facilita o seu trabalho e cria um planejamento voltado à sua realidade, focando no que a organização precisa para prosperar junto a sua equipe, por exemplo:

Aprenda como aumentar o índice de satisfação da empresa

Depois de mapear a satisfação e criar ações para reverter os aspectos negativos encontrados na sua pesquisa, é preciso saber como aumentar o índice de satisfação.

Contudo, isso não pode ser feito apenas uma vez ao ano (como normalmente são aplicadas as pesquisas internas). É preciso promover a melhoria constante e avaliar isso.

Dessa maneira, investir em plataformas e metodologias de gestão é uma alternativa para que o acompanhamento e o monitoramento da felicidade dos seus funcionários não sejam prejudicados pelas suas tarefas diárias. Algumas boas opções são a Plataforma Etalent ProMyEtalent e os Relatórios Comportamentais.

Enfim, saber como medir a felicidade dos funcionários é fundamental para que a empresa possa crescer e se destacar. O impacto dessa satisfação afeta diretamente nos indicadores de crescimento da organização.

Por isso, ouvir o que os funcionários têm a dizer e encontrar a melhor maneira de promover ações de melhoria e acompanhar essa evolução é primordial para o sucesso da empresa.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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