Encontrar o talento ideal para a sua empresa não é uma tarefa fácil. Para isso, existem diversas plataformas que auxiliam nesse processo. Recrutar funcionário pelo LinkedIn é uma excelente alternativa para encontrar candidatos para todas as vagas que você precisa.

Voltado para redes profissionais, ele é uma ferramenta que vem crescendo a cada ano, gerando ótimas oportunidades, tanto de vagas para os candidatos quanto para as organizações encontrarem o profissional ideal.

Quer saber como recrutar funcionários pelo LinkedIn? Confira!

Entenda como funciona a plataforma

Para quem procura emprego, o serviço é gratuito: basta consultar as vagas disponíveis e se candidatar a elas. Os contatos são chamados de conexões e é essa ligação que interliga as pessoas com interesses profissionais em comum.

No caso das empresas, o LinkedIn permite acessar o perfil do candidato e compreender como ele se comporta no mundo corporativo: como ele é, quais são as suas habilidades, pensamentos e valores. Assim, já é possível fazer uma pré-seleção.

Além disso, ele possibilita alguns recursos, como é o exemplo do LinkedIn Jobs. Por exemplo: se você tem uma vaga de emprego em aberto, mas não pode divulgá-la, a ferramenta permite encontrar o candidato ideal de forma anônima. Ao assinar, você tem acesso a mais de 500 milhões de candidatos, contando com mais de 20 opções de segmentação.

Conheça as ferramentas que o LinkedIn disponibiliza

A grande vantagem de investir no LinkedIn para encontrar o talento ideal é que ele oferece acesso a diversas ferramentas. Algumas estão disponíveis na versão gratuita, contudo, a maioria delas está presente somente na versão paga.

Confira algumas ferramentas:

  • Company Page – faz com que você crie um perfil detalhado da sua empresa para deixá-la atrativa a novos talentos;
  • Empregos patrocinados – você cria um anúncio e patrocina, sendo disponibilizado para mais pessoas;
  • Talent Finder – apresenta recursos que facilitam o recrutamento, possibilita enviar um inMail para todos os contatos da plataforma e disponibiliza perfis completos;
  • Branded Index – possibilita medir a popularidade da sua empresa, ganhando destaque pelo LinkedIn;
  • Recruiter Corporate – funciona como um canal de assinaturas, ou seja, você tem acesso a nomes e perfis dos candidatos ideais, contato do inMail, e cria alerta de pesquisa para a vaga;
  • InMail – enviar e-mails para todos os inscritos no LinkedIn.

Saiba como encontrar profissionais qualificados

Quando a sua empresa tem uma vaga em aberto, é preciso encontrar as pessoas que tenham as habilidades que o cargo demanda. Com o LinkedIn, é possível criar filtros para encontrar os talentos ideais. Veja o que deve ser analisado:

  • experiência;
  • portfólio;
  • apresentação;
  • comunicação escrita;
  • tipo de linguagem;
  • postura;
  • quais são os seus interesses.

Veja como se posicionar na plataforma

Como a plataforma é focada no network profissional entre empresas e profissionais, é ideal que a sua empresa tenha um excelente perfil. Isso significa que é importante que o setor de marketing seja responsável por essa área, para criar estratégias e conteúdo atrativo para alcançar o seu público.

Além disso, é uma ferramenta que possibilita promover a sua empresa e mensurar a audiência das publicações. Assim, além de encontrar os talentos para a sua empresa, você amplia também as oportunidades de grandes negócios.

Recrutar funcionários pelo LinkedIn é uma tendência que faz parte do dia a dia do setor de recursos humanos das empresas. Isso porque ele possibilita inúmeras ferramentas para encontrar o talento ideal que a sua organização procura.

Com este post, você conferiu algumas dicas para aprender a como recrutar funcionários pelo LinkedIn de maneira eficiente. Você utiliza a plataforma para recrutamento e seleção para a sua empresa? Conte-nos deixando um comentário abaixo!

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