Encontrar o talento ideal para a sua empresa não é uma tarefa fácil. Para isso, existem diversas plataformas que auxiliam nesse processo. Recrutar funcionário pelo LinkedIn é uma excelente alternativa para encontrar candidatos para todas as vagas que você precisa.

Voltado para redes profissionais, ele é uma ferramenta que vem crescendo a cada ano, gerando ótimas oportunidades, tanto de vagas para os candidatos quanto para as organizações encontrarem o profissional ideal.

Quer saber como recrutar funcionários pelo LinkedIn? Confira!

Entenda como funciona a plataforma

Para quem procura emprego, o serviço é gratuito: basta consultar as vagas disponíveis e se candidatar a elas. Os contatos são chamados de conexões e é essa ligação que interliga as pessoas com interesses profissionais em comum.

No caso das empresas, o LinkedIn permite acessar o perfil do candidato e compreender como ele se comporta no mundo corporativo: como ele é, quais são as suas habilidades, pensamentos e valores. Assim, já é possível fazer uma pré-seleção.

Além disso, ele possibilita alguns recursos, como é o exemplo do LinkedIn Jobs. Por exemplo: se você tem uma vaga de emprego em aberto, mas não pode divulgá-la, a ferramenta permite encontrar o candidato ideal de forma anônima. Ao assinar, você tem acesso a mais de 500 milhões de candidatos, contando com mais de 20 opções de segmentação.

Conheça as ferramentas que o LinkedIn disponibiliza

A grande vantagem de investir no LinkedIn para encontrar o talento ideal é que ele oferece acesso a diversas ferramentas. Algumas estão disponíveis na versão gratuita, contudo, a maioria delas está presente somente na versão paga.

Confira algumas ferramentas:

  • Company Page – faz com que você crie um perfil detalhado da sua empresa para deixá-la atrativa a novos talentos;
  • Empregos patrocinados – você cria um anúncio e patrocina, sendo disponibilizado para mais pessoas;
  • Talent Finder – apresenta recursos que facilitam o recrutamento, possibilita enviar um inMail para todos os contatos da plataforma e disponibiliza perfis completos;
  • Branded Index – possibilita medir a popularidade da sua empresa, ganhando destaque pelo LinkedIn;
  • Recruiter Corporate – funciona como um canal de assinaturas, ou seja, você tem acesso a nomes e perfis dos candidatos ideais, contato do inMail, e cria alerta de pesquisa para a vaga;
  • InMail – enviar e-mails para todos os inscritos no LinkedIn.

Saiba como encontrar profissionais qualificados

Quando a sua empresa tem uma vaga em aberto, é preciso encontrar as pessoas que tenham as habilidades que o cargo demanda. Com o LinkedIn, é possível criar filtros para encontrar os talentos ideais. Veja o que deve ser analisado:

  • experiência;
  • portfólio;
  • apresentação;
  • comunicação escrita;
  • tipo de linguagem;
  • postura;
  • quais são os seus interesses.

Veja como se posicionar na plataforma

Como a plataforma é focada no network profissional entre empresas e profissionais, é ideal que a sua empresa tenha um excelente perfil. Isso significa que é importante que o setor de marketing seja responsável por essa área, para criar estratégias e conteúdo atrativo para alcançar o seu público.

Além disso, é uma ferramenta que possibilita promover a sua empresa e mensurar a audiência das publicações. Assim, além de encontrar os talentos para a sua empresa, você amplia também as oportunidades de grandes negócios.

Recrutar funcionários pelo LinkedIn é uma tendência que faz parte do dia a dia do setor de recursos humanos das empresas. Isso porque ele possibilita inúmeras ferramentas para encontrar o talento ideal que a sua organização procura.

Com este post, você conferiu algumas dicas para aprender a como recrutar funcionários pelo LinkedIn de maneira eficiente. Você utiliza a plataforma para recrutamento e seleção para a sua empresa? Conte-nos deixando um comentário abaixo!


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor