Guia Completo Metodologia DISC

O mercado de trabalho é um universo dinâmico. Ele se reinventa e apresenta novas formas de trabalho à medida que novos conceitos são estudados e tecnologia mais promissoras são desenvolvidas. Chamamos de RH do futuro o departamento que está empenhado em acompanhar essa evolução do corporativismo.

A realidade incontestável é que o capital humano deve ser visto e valorizado como peça fundamental para que a empresa alcance resultados positivos e cumpra as metas estabelecidas.

Por isso, especialistas trabalham na criação de ferramentas para que os processos de contratação sejam cada vez mais eficientes. Descubra, agora mesmo, 5 dessas novas vertentes para você ter uma gestão de pessoas eficiente. Acompanhe e saiba mais!

1. RH do Futuro: Mapeamento do perfil comportamental

Um dos maiores desperdícios do RH de uma empresa está concentrado nas contratações equivocadas.

O capital humano é um importante elemento para os resultados positivos da empresa, mas optar por um candidato que não esteja perfeitamente alinhado ao perfil da organização traz custos desnecessários com demissões e processos seletivos repetitivos.

O RH do futuro concentra-se em utilizar as técnicas de mapeamento do perfil comportamental, que concentra seus esforços em revelar os comportamentos mais adequados, a capacidade de liderança, o trabalho em equipe e a resiliência dos candidatos.

2. Big Data

As ferramentas de Big Data são uma tecnologia voltada para a coleta e análise de um grande volume de dados e estão entre as tendências para o RH do futuro.

Originado por diversas fontes, o Big Data utiliza matemática e conceitos estatísticos para dar respostas sólidas e prever cenários com mais segurança, o que o torna fundamental para os processos de tomada de decisão na companhia.

3. Redes sociais

Não há dúvidas quanto à presença das redes sociais na vida dos indivíduos. A força desses modelos de mídia é tão grande que hoje existem plataformas com objetivos próprios, incluindo o mundo dos negócios.

O LinkedIn é amplamente utilizado pelos departamentos de Recursos Humanos de várias empresas tanto na publicação de notícias sobre o segmento de atuação quanto de vagas. Consequentemente, diversos candidatos mostram o seu potencial e buscam por novas oportunidades.

4. Investimento em inteligência emocional

Saber lidar com as próprias emoções vem sendo uma característica muito apreciada pelos gestores.

Isso porque o mercado já percebeu que indivíduos emocionalmente equilibrados apresentam maior produtividade, bom relacionamento interpessoal, ajudam a melhorar o clima organizacional e são comprometidos com o seu trabalho.

Desse modo, empresas que valorizam essa característica têm investido em treinamentos e estímulos para desenvolver a inteligência emocional dos seus colaboradores.

5. Destaque para os profissionais com capacidade de liderança

Já faz algum tempo que o mundo corporativo não está mais preocupado em formar chefes e sim líderes. Por isso, a palavra liderança tem presença constante em tudo o que envolve o estudo de novas tendências para o mercado.

Não podemos negar que existem líderes natos e as suas características podem ser identificadas por meio das ferramentas já citadas aqui, como o mapeamento do perfil comportamental.

Contudo, o RH do futuro assume uma atitude diante desses indivíduos. Não basta fazer a contratação, é preciso desenvolver, treinar e condicionar as equipes e os seus gestores para que inspirem seus colaboradores pela capacidade de liderança e cresçam junto com a empresa.

Se você deseja implementar o RH do futuro na sua empresa, saiba que o mercado já dispõe de softwares comportamentais que representam um grande avanço em relação à utilização de dados e comportamento para auxiliar no processo de recrutamento e seleção.

Conheça agora mesmo a Plataforma Etalent Pro, uma plataforma moderna e intuitiva utilizada por mais de 2.500 empresas.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: