Ruas decoradas, luzes coloridas, músicas comemorativas, filmes temáticos que só surgem na programação uma vez ao ano… Esses são sinais que acusam a chegada de tempos de celebração. O fim do ano representa o encerramento de ciclos e renovação de esperanças. Embalados pelo clima de Natal e Ano Novo, nesse período, acabamos encontrando oportunidades valiosas para estreitar os laços, confraternizar e melhorar as nossas relações, sejam elas profissionais ou pessoais.

No mundo corporativo, o sentimento não é diferente. Depois de meses de dedicação a metas, objetivos e resultados da organização, esse é o momento ideal para respirar e investir em medidas que recompensem o esforço dos colaboradores ao longo do ano. E já adiantamos que confraternizações, recessos, dinâmicas, ações de endomarketing, premiações e benefícios são essenciais para manter o engajamento dos colaboradores, que comumente chegam a esse período precisando de descanso.

Por isso, o assunto do artigo de hoje é o final de ano nas empresas e quais medidas devem ser tomadas para melhorar o clima organizacional, aumentar a motivação, estreitar laços e começar o próximo ano com o pé direito. Boa leitura!

 

A importância das ações de fim de ano

O final de ano corporativo é um momento oportuno dentro das empresas. Com a chegada das luzes de Natal, entende-se que é a hora de investir em descontração e integração. Evidentemente, isso não precisa acontecer da mesma forma em todas as organizações – uma mais tradicional e uma startup, por exemplo, certamente têm conceitos distintos sobre suas maneiras de celebrar. No entanto, é importante aproveitar esse tempo para executar ações que afetem positivamente a satisfação do Capital Humano. Afinal, depois de um longo período priorizando metas e objetivos, muitos colaboradores podem apresentar desgaste e as comemorações ajudam a amenizar essa sensação.

Mas nem só por isso elas são importantes. Internamente, esse tipo de medida faz com que os colaboradores se sintam valorizados, motivados e bem-dispostos para começarem mais um ano. Além disso, é interessante considerar que, comumente, as pessoas não têm tempo para conhecer umas às outras ou interagir de maneira profunda e esse pode ser o momento perfeito para incentivar essa prática, que traz uma série de benefícios em termos de sinergia, colaboração e construção de um ambiente organizacional acolhedor. Em suma, promover ações de final de ano na empresa tem efeitos diretos no bem-estar dos profissionais e das equipes, o que aumenta sua performance e desempenho em longo prazo e melhora a experiência do colaborador.

E isso não se aplica somente ao público interno da organização. Acontece que, externamente, essas práticas também ajudam a melhorar o employer branding. A lógica é bem simples: quando essas ações reverberam no âmbito externo (o que acontece com facilidade em tempos de redes sociais), as pessoas passam a entender que aquela é uma empresa que se preocupa com o bem-estar de seus funcionários. No caso de uma festa, a ideia é que a organização entende que momentos de interação e descontração são necessários. Com brindes, por exemplo, a empresa mostra que valoriza o seu colaborador. Logo, há pessoas que passam a admirar e até manifestar o desejo de trabalhar na organização, o que ajuda a desenvolver uma boa reputação da marca.

Em grandes empresas já consolidadas no mercado, as ações de fim de ano são muito aguardadas por seus colaboradores e normalmente geram grande repercussão. Em 2021, a Google, por exemplo, ofereceu bonificações em dinheiro para os funcionários a fim de ajudar com os custos do home office. Já o Nubank é adepto de grandes festas, que contam até com bandas formadas pelos próprios funcionários. O Guiabolso, além da confraternização, fez campanhas de feedback usando meias de Natal com o nome de cada profissional, onde recados manuscritos poderiam ser depositados. Independente da forma, o intuito é sempre o mesmo: motivar, engajar e celebrar.

 

O planejamento

No entanto, vale ressaltar que, por mais que essas medidas sejam extremamente importantes para a manutenção de um ambiente corporativo saudável e até para o desenvolvimento da cultura organizacional da empresa, elas não podem ser feitas de qualquer maneira.

O RH, como departamento responsável pela Gestão de Pessoas, deve estar envolvido diretamente nos processos e nas ações internas que serão realizadas, seja criando, planejando ou desenvolvendo estratégias para melhorar a comunicação interna e, assim, garantir que todos estejam a par do que será feito. Afinal, sem que estes pontos estejam alinhados, dificilmente será viável realizar ações efetivas.

Também cabe à área de Recursos Humanos estabelecer medidas que possam ajudar a observar os índices de satisfação e felicidade do Capital Humano da empresa. Para isso, o Mapeamento do Clima Comportamental é um grande aliado. Através dele, é possível monitorar a motivação e o engajamento dos colaboradores e, quando esse tipo de acompanhamento é feito de forma próxima, fica mais fácil entender os anseios dos profissionais e criar ações de final de ano na empresa que correspondam às suas necessidades.

Além disso, as celebrações, dinâmicas, premiações e bonificações podem ocorrer apenas ao final do ano, mas precisam estar previstas no planejamento financeiro da empresa desde o início. Por isso, é importante que essas atividades estejam previstas no orçamento e que a verba necessária para executá-las seja separada o quanto antes.

Também é necessário ter cautela em relação ao calendário e definir as datas em que as ações ocorrerão, de modo a não prejudicar o ritmo de trabalho e a produtividade das equipes. Nesse caso, é interessante que o RH utilize recursos tecnológicos para ajudar no planejamento.

 

Dicas de ações de final de ano na empresa

Como mencionamos, cada empresa tem seus próprios valores e individualidades. Por isso, as formas de celebrar a chegada do fim de ano variam. Há, no entanto, algumas ações que trazem resultados positivos, mas que diferem muito em termos de orçamento e tempo necessário para executá-las. Dentre elas, destacamos:

Decoração temática

Além da decoração temática ser essencial para que os colaboradores se envolvam nas atividades propostas, ela é muito efetiva para fazer com que as equipes entrem no clima de fim de ano. As luzes, árvores de Natal, cartões, meias penduradas e até uma trilha sonora específica para o momento tornam o ambiente mais acolhedor, melhoram a motivação para trabalhar durante o período e deixam os profissionais mais felizes, visto que essa é uma época que impacta positivamente grande parte das pessoas.

Uma sugestão quanto a esse tópico é definir que os próprios departamentos fiquem responsáveis pela decoração de seu espaço físico. Assim, a gestão pode propor uma competição saudável e escolher qual dos setores realizou o melhor trabalho decorativo. É uma boa forma de aproveitar o momento em equipe, confraternizar e se divertir.

Ações de solidariedade

Uma das principais características do final de ano é a disposição à solidariedade, o que deve ser trazido, também, para dentro das empresas. Há várias formas de colaborar: disponibilizando o espaço físico da organização para recolher donativos, alimentos, brinquedos, roupas ou até mesmo engajando os colaboradores para realizar ações solidárias, como ceias em comunidades carentes. Esse tipo de medida traz benefícios em absolutamente todos os âmbitos: faz com que o Natal de pessoas menos favorecidas seja melhor, cria vínculos entre os profissionais e a empresa, proporciona uma sensação de gratidão e dever cumprido e ajuda a começar bem o ano seguinte.

Sorteios de prêmios

Fazer sorteios que envolvem todo o Capital Humano de uma empresa é interessante para reforçar a ideia de gratidão e reconhecimento pelo trabalho feito no ano que se encerra. Quanto aos prêmios, as possibilidades são inúmeras: viagens, eletrônicos, eletrodomésticos, ingressos para shows ou vale-presentes para que o profissional sorteado utilize da maneira que preferir. A escolha vai depender do orçamento e da natureza do negócio da empresa.

Premiações por desempenho

Para os “azarentos” em sorteios, também é interessante oferecer premiações de acordo com seu desempenho. Isso incentiva os profissionais a se esforçarem mais para cumprir suas metas e objetivos ao longo do ano. E uma boa forma de acompanhar a progressão desses resultados é através do Assessment Center, que permite avaliar os pontos fortes e fracos de um colaborador em relação aos seus conhecimentos, habilidades e comportamento, além de observar o seu potencial de desenvolvimento enquanto exerce sua função.

Brindes

Nessa época, os brindes de Natal nas empresas são uma tradição. Muitas organizações fazem cestas natalinas com espumantes, panetones, chocolates e outros tipos de quitutes para seus colaboradores como presente de fim de ano. No entanto, isso não significa que os brindes devem ficar restritos às cestas: caso seja financeiramente viável, podem vir em forma de cartões-presente ou qualquer outro tipo de produto.

Bonificações

As bonificações de final de ano são muito desejadas pelos colaboradores – para alguns, inclusive, elas influenciam diretamente na decisão de trabalhar ou não em uma empresa. Vale-refeição extra de Natal, participação nos lucros e resultados (PLR) e 14º salário são algumas opções populares de bonificações que fazem grande diferença para os colaboradores e impactam até mesmo na capacidade da organização reter talentos.

Dinâmicas de grupo

Esse período é especialmente propício para integrar e entrosar os colaboradores. Para isso, as dinâmicas são essenciais. Seja um amigo secreto, uma troca de desafios de Natal, atividades que envolvem gamificação, quizzes ou jogos, o importante é aproveitar a oportunidade para que os colaboradores fortaleçam seus laços, criem conexões e aproveitem o clima de celebração para renovar suas energias.

Recesso

Como mencionamos, é bastante comum que os profissionais cheguem exaustos a esse período do ano – não apenas física, como mentalmente também. Por isso, os recessos são fundamentais para que eles possam se recuperar e voltar para o próximo ano bem-dispostos e otimistas. Insistir em manter uma rotina muito intensa nesse período pode causar desmotivação e frustração, não apenas pelo cansaço prévio, mas também por se tratar de tempos comemorativos em que há expectativa de certo descanso e lazer.

Festa de confraternização

A festa de final de ano da empresa é um momento de reconhecimento e celebração. Essa tradicional ação se tornou bastante popular e representa um momento muito aguardado nas organizações. As possibilidades de formatos são inúmeras: podem incluir as famílias dos colaboradores, o que é interessante para estimular os que têm dificuldades de socialização, ou exclusiva para os profissionais da empresa; podem ser gratuitas, ter entrada paga ou até mesmo ter os valores revertidos para instituições de caridade; podem ser realizadas dentro das dependências da empresa ou em um lugar previamente alugado que pode, inclusive, ser sugerido pelos próprios colaboradores.

É importante utilizar os canais de comunicação interna para informar sobre as especificidades da festa e manter a organização do evento. As confraternizações são excelentes para integrar os times e desenvolver os laços entre as pessoas, o que ajuda a alcançar resultados melhores no ano que está por vir.

Toda e qualquer empresa é formada por pessoas. Mantê-las felizes, motivadas e engajadas é essencial para garantir que elas atuem com energia e disposição, e para que atinjam os seus melhores desempenhos. Por isso, investir em ações de final de ano é fundamental para empresas que desejam manter a competitividade no mercado. É importante não deixar essas datas passarem em branco e demonstrar gratidão e reconhecimento ao trabalho das equipes e colaboradores. E essa é a época perfeita para isso!

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Fernanda Misailidis

Fernanda Misailidis é jornalista e atua como Assessora de imprensa e Embaixadora da ETALENT. Carioca, é apaixonada por artes, ama estar nos palcos e não vive sem teatro.

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