Um dos grandes desafios das organizações é saber como transformar gerentes em líderes. Os gestores antigos costumavam a ser autoritários e com apenas um grande conhecimento técnico. Mas sabemos que atualmente não é mais assim que opera o mundo corporativo.

Para que a organização cresça é preciso ter um grande líder à frente da equipe, motivando, compreendendo as suas reais necessidades e ajudando seus colaboradores a prosperar. Mas, na prática, transformar um gerente com conhecimento técnico em um líder motivador é algo que precisa ser trabalhado.

Quer saber como transformar gerentes em líderes? Confira as nossas dicas!

Entenda a diferença entre ser chefe e ser líder

O primeiro passo é compreender as diferenças de um chefe e um líder para que você entenda de que maneira isso influencia na equipe. Confira algumas características de cada perfil:

Chefe:

  • é autoritário;
  • comanda as pessoas;
  • é temido (e não respeitado);
  • pensa somente nos resultados e lucros.

Líder:

  • inspira as pessoas a serem melhores naquilo que fazem;
  • é muito respeitado;
  • valoriza o que tem de melhor no funcionário;
  • ajuda a equipe a desenvolver as suas habilidades.

Como transformar gerentes em líderes

Transformar um gerente em líder para a empresa parece uma tarefa muito difícil de se cumprir. Entretanto, preparamos algumas dicas técnicas de mudanças que podem incentivar os seus gerentes. Confira:

1. Desenvolva a comunicação

O primeiro passo para que o seu gerente se transforme em um líder é que ele desenvolva a boa comunicação. Isso significa que ele não pode ter medo de falar em público e tenha uma boa dicção e oratória.

Assim, quando ele repassa as ordens para os setores, você tem a certeza de que todas as informações foram ditas com clareza e que não restam dúvidas por parte dos colaboradores.

2. Faça com que ele saiba ouvir os colaboradores

De nada vai adiantar promover um gestor à líder que não sabe ouvir os colaboradores. Assim como o líder precisa ter uma boa comunicação, ele precisa ter bons ouvidos! Isso significa que ele precisa estar atento ao que o público interno tenha a falar.

Ele não pode repassar a imagem de autoridade rigorosa. Os colaboradores precisam sentir a confiança de que podem procurá-lo se há algo errado ou se desejam apresentar alguma sugestão e ideia para algum processo produtivo.

3. Promova a inteligência emocional

Inteligência emocional nada mais é do que um conceito da inteligência social. Podemos considerar um líder com inteligência emocional aquele que sabe identificar as suas emoções com mais facilidade. Mas, o que isso significa?

Significa que a pessoa tem a capacidade de se automotivar e seguir sempre em frente quanto alguma situação não saiu conforme o previsto. É aquela pessoa que, mesmo diante de confusões, tumultos, conflitos, frustrações e angústias, consegue permanecer tranquilo e confiante de que tudo vai dar certo. Na verdade, as empresas precisam tanto de líderes quanto colaboradores que tenham:

  • controle emocional;
  • empatia;
  • autoconhecimento;
  • capacidade de desenvolver relacionamentos interpessoais.

4. Faça com que ele saiba reconhecer os ganhos da equipe

O mais importante em um grande líder é saber reconhecer as metas alcançadas. Isso significa que ele motiva a equipe a continuar crescendo, apontando todos os acertos e incentivando as boas atitudes.

Nada melhor do que trabalhar ao lado de um líder que saiba incentivar as boas ações e que reconhece o esforço diário da equipe interna.

O ambiente corporativo precisa, cada vez mais, de líderes que saibam motivar a equipe interna a prosperar. A notícia boa é que se a sua empresa tem apenas gerentes, saiba que é possível transformá-los em grandes líderes. Basta seguir as nossas dicas e oferecer os treinamentos necessários.

Com este post você conferiu algumas dicas sobre como transformar gerentes em líderes. Agora, aproveite para ler mais sobre as habilidades comportamentais que devem ser exigidas em um CEO. Boa leitura!


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor