Uma das tarefas do gestor é criar equipes com profissionais de sucesso, mas para isso, a empresa necessita desenvolver uma estratégia de atração e retenção de talentos. Esse processo começa no recrutamento e seleção de candidatos e vai até o treinamento dos colaboradores, sendo levado em consideração os estilos comportamentais de cada um deles. Afinal, as pessoas são diferentes e têm conhecimentos, comportamentos e habilidades mais diferentes ainda.

Outro fator determinante para o comportamento do colaborador é seu nível educacional, que também interfere no ambiente corporativo.

Neste post você conhecerá quais são os estilos comportamentais e qual sua relação com o comportamento. Acompanhe a seguir!

Compreenda o que são estilos comportamentais e sua aplicabilidade corporativa

O perfil comportamental é utilizado para decodificar as posturas dos indivíduos mediante a estímulos. Ou seja, busca-se compreender e identificar a reação do colaborador diante de uma situação determinada.

Define-se por comportamento o conjunto de atitudes que demonstra o meio social em que um indivíduo está inserido e sua maneira de proceder diante das situações, segundo o dicionário Michaelis Online. Dessa maneira, cada pessoa age de uma determinada forma conforme sua personalidade e instrução que recebeu, e esses são fatores que interferem significativamente na postura do ser humano.

Contudo, o conhecimento e experiência profissional também influenciam nessa questão. O perfil comportamental sofre interferência dos hard skills, competências técnicas, e dos soft skills, competências comportamentais. São esses fatores que fazem o profissional ter um estilo comportamental que se adeque, ou não, a um cargo ou função.

Mas, como reconhecer que um candidato é adequado para ocupar um cargo? Isso pode ser feito associando uma ferramenta de análise comportamental a outra de entrevista no mesmo segmento. Desse modo, um teste subjetivo e um objetivo serão realizados, e o candidato não terá como fazer manipulações.

Esses elementos ajudam a encontrar candidatos ideais às vagas e com perfil esperado pelas empresas. Assim, as organizações terão funcionários mais produtivos e que executem um trabalho de qualidade, gerando bons resultados e melhorias para o negócio.

Entenda os principais estilos comportamentais

Os estilos comportamentais são divididos em quatro: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Eles formam a sigla DISC, criada pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston, em 1928, e muito conhecida na área de recursos humanos. Veja como é sua análise.

Dominância

As pessoas com perfil de dominância são orientadas por desafios, porque gostam de tomar iniciativas, são inovadoras, visionárias, objetivas e têm capacidade de tomar decisões rápidas. Contudo, podem se tornar impacientes, agressivas e autoritárias em determinadas situações.

Influência

A comunicação é uma arma poderosa para indivíduos que gostam de influenciar e persuadir. Geralmente, pessoas que têm esse estilo são falantes, proativas e se relacionam com os outros muito facilmente. No entanto, podem ter dificuldade em fazer planejamento, manter a ordem e escutar os outros.

Estabilidade

Esse estilo é presente nos profissionais que gostam de trabalhar em equipe, que se preocupam com a cooperação e colaboração dos demais. A estabilidade é característica de pessoas pacientes, que estão sempre abertas para ajudar e lidam bem com processos e procedimentos. Contudo, são pessoas que têm dificuldades em aceitar mudanças, incertezas e definir prioridades.

Conformidade

Indivíduos que são disciplinados, detalhistas e objetivos fazem parte do grupo de conformidade. Se dão bem com lógica, métodos, dados, fatos e ritmos de trabalho moderados. Geralmente, são frios, críticos e buscam sempre a exatidão.

Embora saibamos suas características, nenhum desses comportamentos é mais importante que outro. Afinal, o ser humano faz uma combinação dos quatro estilos comportamentais para viver. Porém, há sempre um estilo que domina um pouco mais que os demais e interfere na maneira de o profissional agir.

Gostou do conteúdo? Então veja como o DISC foi utilizado em filmes e séries da Netflix, para que você possa aprender um pouco mais sobre os estilos comportamentais dos seus colaboradores.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: